Depois de uma derrota por 3 a 0 para o Cuiabá, em partida válida pela 18ª rodada do Brasileirão, Jorge Sampaoli, técnico do Flamengo, foi para a coletiva de imprensa sem rodeios na noite deste domingo e disse que sua equipe “não competiu”. Ele ainda fez elogios à garra do time do Dourado.

O treinador disse que a equipe precisa ter no Brasileirão o mesmo desempenho que demonstra em competições eliminatórias, como Copa do Brasil e Libertadores.

– É um aspecto competitivo que o time tem que melhorar. Obviamente as coisas mudam muito nas diferentes competições. Nos jogos eliminatórios o time está mais conectado, mais decisivos, mais protagonistas. Hoje o time fez um primeiro tempo muito fraco, sem vontade, sem paixão. E saiu perdendo no segundo tempo por um erro pontual, são coisas que temos que melhorar – disse o treinador rubro-negro.

“O Flamengo tem que ter a mesma disposição e atenção dos jogos eliminatórios. Hoje lamentavelmente o time não competiu”, acrescentou.

“Vim com o sentimento de ganhar. Viemos com muita vontade (De ganhar). Para mim, o Brasileirão é uma competição pela qual eu vim. Para mim, hoje foi uma grande frustração”, concluiu.

Time misto

– Hoje o time teve ausências importantes. Jogamos na quinta-feira, agora viemos aqui numa viagem longa, tivemos que rodar os jogadores. Mas isso não justifica. O Flamengo, com o plantel que tem, não pode jogar dessa forma. Cada jogador tem que aproveitar sua oportunidade, competir contra qualquer rival.

Atuações ruins no Brasileiro

– Vocês falam sempre a mesma coisa, inclusive quando ganhamos. É uma etapa difícil, a gente entrou aqui em um momento muito difícil do clube, tentamos modificar a cara do time. Mas o jogo como é hoje atrasa um pouco o processo. O torcedor tem direito de exigir pelo que o Flamengo representa. Da minha parte, vou fazer de tudo e trabalhar para que isso melhore. Nos últimos jogos, faltou algo para competir e para marcar a diferença que tem, isso também é responsabilidade de todos.

Jogo contra o Olimpia na quinta

– Se não consigo o objetivo, é uma frustração. Mas é uma possibilidade. Temos que agir rapidamente para fazer o time encontrar o jogo que todo mundo lembra. Sabemos que o jogo no Paraguai vai ser muito difícil, o Olimpia é muito competitivo lá. Temos que ter um nível de conexão ao jogo muito alto para passar de fase. Aqui no Flamengo a realidade é de que precisa vencer tudo que jogue, vamos fazer de tudo para que isso aconteça e para que a gente possa seguir esse caminho.

Está satisfeito com os reforços?

– Falar disso agora é um pouco tarde. Nos falamos sempre com a diretoria para ter o melhor para o time. Sinceramente, hoje, tivemos que mudar a lateral esquerda porque eles tinham um extremo por fora, precisávamos de um lateral mais interno para ter outra linha de passe. Quando vi o primeiro tempo que fizemos, eu queria fazer muitas mudanças. As necessidades de troca de jogadores e janela, eu vejo isso internamente.

Elogios ao Cuiabá

– O respeito se ganha com a vontade. Esse time demonstrou vontade nas jogadas, na hora de recuperar a bola, com o desejo. É um time desejado por isso. Vai em cada bola como a última, disputa a bola com muita gente. Ganhou o respeito de todos porque joga com muito sentimento. (GE)