Você chega em casa depois de um longo dia de verão, liga o ar-condicionado e parece que ele não dá conta de gelar o cômodo? Saiba que não é apenas a quantidade de BTUs do aparelho que deve ser considerada quando falamos de eficiência.
Alguns fatores, como o modo de uso e as condições do ambiente, podem estar atrapalhando a sua capacidade de climatização. Neste artigo, vamos explicar mais sobre as funções do ar-condicionado e dar alguns truques para potencializar o desempenho. Confira:
Qual é a temperatura ideal do ar-condicionado?
Para evitar o consumo de energia desnecessário e manter o clima agradável, o ideal é que o ar-condicionado fique entre 23°C e 26°C durante o verão e 20ºC e 23ºC no inverno. Essas são recomendações da Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) para ambientes fechados.
Em temperaturas muito baixas, o aparelho de ar gasta mais energia para manter o espaço interno climatizado. Se a ideia é deixar o cômodo gelado rapidamente, diminui a temperatura e, depois de equilibrada, deixa-a em torno dos 23ºC.
Qual é o modo mais gelado do ar-condicionado?
A função cool (ou modo frio) é indicada para deixar o ar mais gelado. É com essa funcionalidade que se atinge 16ºC, a menor temperatura possível do ar-condicionado.
Para configurar o controle remoto, aperte a tecla “mode” e selecione “cool”. Em alguns controles, o “cool” pode ser representado pelo ícone de um floco de neve. Ao escolher essa opção, indique a temperatura desejada.
E qual modo do ar-condicionado esfria mais rápido?
O modo turbo (ou jet cool) é o mais indicado para gelar em poucos minutos. A funcionalidade é capaz de atingir a velocidade de ventilação máxima durante 30 minutos, operando em 18ºC.
O modo turbo é uma funcionalidade diferenciada presente em apenas alguns modelos de ar-condicionado. Para verificar se o seu aparelho possui esta função, verifique o controle remoto e o manual de instruções.