Certamente, você já ouviu falar sobre o uso da borra de café no jardim para repelir insetos e fortalecer plantas, ou talvez tenha lembranças de utilizá-la para “envelhecer” papel durante os dias de escola. No entanto, o que talvez seja novidade para muitos é que a borra de café pode desempenhar um papel valioso na limpeza doméstica. Apesar de ser comumente descartada como resíduo, a borra de café pode ter uma segunda vida, revelando-se um agente eficaz para diversas tarefas de limpeza e reparo. Descubra seis maneiras surpreendentes de como limpar com a borra de café utensílios domésticos e resolver os pequenos dilemas de limpeza.
Embora os grãos de café possam não ser tão versáteis quanto outros elementos básicos de cozinha, como limão ou bicarbonato de sódio, quando se trata de limpeza, existem truques inteligentes que proporcionam uma segunda chance à borra.
1. Limpe e desengordure suavemente as panelas
A borra de café funciona de duas maneiras para ajudar a remover acúmulos, incluindo óleo e gordura teimosos, de panelas e frigideiras. A textura do café confere-lhe uma qualidade ligeiramente abrasiva que pode remover alimentos queimados da superfície dos utensílios de cozinha. Os grãos de café se enquadram na categoria “suavemente abrasivo” e, portanto, assim como o bicarbonato de sódio, é seguro para uso mesmo em superfícies delicadas e antiaderentes, como Teflon ou ferro fundido. O café também tem propriedades desengordurantes naturais, por isso elimina o acúmulo de gordura ao remover os alimentos grudados.
Para usar borra de café para lavar panelas e frigideiras, encha a panela de um terço à metade com água morna e sabão e adicione 1 colher de sopa. de motivos. Em seguida, usando uma esponja não abrasiva, esfregue suavemente a panela com a borra de sabão. Enxágue bem e seque como de costume.
2. Mergulhe as grelhas do forno e da grelha
As propriedades desengordurantes e abrasivas da borra de café também facilitam o trabalho de limpeza das grelhas do forno e da churrasqueira, eliminando o acúmulo de gordura e alimentos grudados. Combine 1 a 2 colheres de sopa. de borra de café com água morna, na pia ou em um grande saco plástico, e use-o como agente de imersão como método manual para limpar as prateleiras do forno e grelhas. Depois de deixar as prateleiras ou grelhas de molho por 45 minutos, limpe o acúmulo com uma esponja ou enxágue com água corrente.
3. Absorva odores desagradáveis da geladeira
Mesmo os refrigeradores mais organizados e bem conservados podem ficar com mau cheiro de vez em quando, quer alimentos velhos passem despercebidos ou ocorram derramamentos. Depois de limpar a causa do cheiro, coloque uma tigela pequena ou xícara com pó de café seco na geladeira para absorver os odores persistentes. O nitrogênio do solo reage com o carbono, neutralizando e eliminando os maus cheiros.
4. Elimine cheiros das mãos
Assim como acontece com os maus cheiros na geladeira, o pó de café pode ajudar a neutralizar os cheiros fortes de alimentos como alho e cebola nas mãos. Basta esfregar uma pequena colher de pó entre as palmas das mãos para eliminar odores. Como bônus, o pó de café esfolia suavemente suas mãos, removendo a pele morta e deixando-as com aparência e toque mais macios.
5. Remova arranhões de móveis e pisos de madeira
Quando móveis ou pisos de madeira ficam arranhados ou cortados, borra de café pode ser usada para restaurar o acabamento. Faça uma pasta grossa misturando o pó com um pouco de água ou óleo de cozinha e aplique nas arranhões. Esfregue suavemente nas áreas danificadas e deixe descansar por 10 a 15 minutos. Em seguida, limpe o excesso de pó e lustre a madeira para secar. Repita o processo se necessário para ocultar totalmente o dano.
6. Limpe as cinzas para facilitar a limpeza da churrasqueira
Limpar a churrasqueiraé um trabalho confuso e frustrante; mesmo a escavação mais lenta e metódica pode deixar cinzas e poeira voando por toda parte. Para ajudar a evitar que cinzas e outras partículas finas formem nuvens durante a limpeza, polvilhe borra de café sobre as cinzas antes de limpar. O pó vai pesar nas cinzas, tornando mais fácil recolhê-las e descartá-las.
(WESLEY ALMEIDA)