O regulador de comunicações da Rússia, Roskomnadzor, informou nesta sexta-feira (4) que bloqueou o Facebook no país, segundo a agência de notícias Reuters. A alegação é de que a Meta, controladora da rede social, restringiu o acesso à mídia russa em sua plataforma.
O órgão russo afirmou que, desde outubro de 2020, houve 26 casos de discriminação do Facebook contra a mídia russa. Entre os veículos que tiveram o acesso restrito, estão o canal de notícias Russia Today (RT) e a agência de notícias RIA.
Nick Clegg, chefe da Meta para assuntos globais, afirmou que a decisão do governo russo vai impedir cidadãos do país de terem acesso a informações confiáveis.
“Em breve, milhões de russos comuns se verão isolados de informações confiáveis, privados de suas formas cotidianas de se conectar com familiares e amigos e silenciados de falar”, tuitou Clegg.
“Continuaremos a fazer tudo o que pudermos para restaurar nossos serviços para que permaneçam disponíveis para as pessoas se expressarem com segurança e se organizarem para a ação”, continuou.
Nesta semana, o Facebook decidiu impedir a monetização de conteúdos do RT e da agência russa Sputnik. A plataforma também proibiu a mídia estatal da Rússia de veicular anúncios para usuários em qualquer lugar do mundo.