O deputado estadual Max Russi (PSB) criticou a falta de apoio do Governo Federal para com as ações de combate as queimadas no Estado. Para o parlamentar, a União precisa fortalecer os municípios com recursos para intensificar o enfrentamento as queimadas neste período de extrema estiagem.
O socialista defende que o reforço financeiro seja repasso aos municípios, uma vez que eles podem atuar de forma mais rápida. “Faz pouco, eu acho que tem que fazer mais, e agente está cobrando isso, principalmente recursos, investimentos em apoio aos municípios, fortalecimento de estrutura municipais que estão mais próximas e tem condições de atacar o fogo de forma mais rápida”, disse Max na manhã desta quarta-feira (18).
Na semana passa, o próprio governador Mauro Mendes (União) cobrou mais empenho do Governo Federal no combate as queimadas. Segundo o secretário-chefe da Casa Civil Fábio Garcia, o Estado espera o repasse de R$ 18 milhões por parte da União para contratar mais aviões, carros pipa e EPI’s para brigadistas e Corpo de Bombeiros.
O recurso seria oriundo do plano de trabalho, referente a determinação do ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), para a contenção de incêndios que atingem diversas partes do Brasil.
(Leiagora)