O volante Ronald permaneceu em campo apenas 57 minutos entre o dia 27 de maio e o retorno ao time titular, na rodada passada. Na vitória em cima do Fluminense, o jogador de 26 anos voltou a começar uma partida após mais de quatro meses. Com passe pra gol, foi fundamental para abrir o caminho para o triunfo auriverde no Brasileirão.
A última vez em que tinha sido escalado entre os titulares aconteceu na oitava rodada. Desde então, havia saído do banco de reservas oito vezes. Para persistir, o volante disse que buscou forças no próprio elenco do Dourado, nos familiares e na religião.
– Vinha trabalhando muito em um versículo que gravei comigo, que era Romanos 12:12, em que diz alegrai-vos na esperança, seja forte na tribulação e perseverarem na oração. Isso foi a base do que aconteceu comigo. Vinha jogando um pouco menos, mas perseverando em oração, trabalhando muito, me dedicando muito, tendo apoio dos meus companheiros e familiares em casa. Isso me ajudou muito e hoje estou aqui pra ajudar a equipe na competição.
Experiente na elite do futebol brasileiro, Ronald voltou a ter mais tempo em campo justamente no momento mais turbulento do Dourado na temporada – entre jejum de vitórias e dispensa de jogadores. Ele contou que o elenco precisou se unir em prol do objetivo coletivo.