O senador Jayme Campos (União) defendeu um rompimento do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com Nicolás Maduro, reeleito presidente da Venezuela neste domingo, com resultado questionado pela oposição e por diversos países internacionais.

BANCADA FEDERAL 

Sonhar não custa nada

O deputado federal Emanuelzinho Pinheiro (MDB) ainda espera o apoio da deputada estadual Janaina Riva (MDB) à candidatura do empresário Domingos Kennedy (MDB) para a Prefeitura de Cuiabá. Em meio à tensão entre a deputada e o grupo do governador Mauro Mendes (União).

Nova busca e apreensão contra assessor


Um novo mandado de busca e apreensão foi cumprido contra o assessor do deputado federal Abilio Brunini na tentativa de localizar jornais produzidos com fake news. A determinação é do juiz eleitoral Jamilson Haddad Campos, já que não foi achado o material alvo da busca anterior realizada na semana passada.

Rodízio para ceder vez a Suplentes

A deputada federal Gisela Simona (UB) confirmou que haverá um rodízio com o correligionário Coronel Assis (UB) para que os quatro suplentes do partido tenham vez na Câmara. Segundo Gisela, uma reunião do diretório estadual do União Brasil, com a presença dos titulares da Assembleia Legislativa (ALMT) e de Brasília, definirá a ordem da diplomação.

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

Jornalista pré-candidata a vice

A Federação Brasil da Esperança (PT, PV e PC do B) anunciou a escolha de Rafaela Fávaro, do PSD, como pré-candidata a vice-prefeita na chapa do pré-candidato a prefeito de Cuiabá, Lúdio Cabral (PT). Rafaela é jornalista e presidente do PSD Mulher de Mato Grosso.

Sem risco de Perda de Mandato

A decisão do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), não põe em risco o mandato do deputado estadual Juca do Guaraná (MDB). Na última semana, o magistrado anulou a condenação do ex-candidato a deputado estadual Luizinho Magalhães (PP), flagrado em 2022 em suposta compra de votos durante a campanha eleitoral.

Reivindicação dos profissionais da enfermagem

Os profissionais de enfermagem de Mato Grosso pedem uma sessão extraordinária na Assembleia Legislativa (AL/MT) para votar um projeto que pretende anular a Lei 12.542, de 11 de junho de 2024. Essa lei exige que cuidados íntimos dos pacientes sejam feitos apenas por profissionais do mesmo sexo. A lei foi criada pelo deputado estadual Sebastião Rezende, que é pastor evangélico.

Apoio nacional do MDB

O deputado estadual e pré-candidato a prefeito de Rondonópolis, Thiago Silva (MDB), divulgou, nos últimos dias, um encontro com o presidente nacional da sigla, Baleia Rossi, onde ressalta que seu projeto político para 2024 tem respaldo prioritário da direção maior do partido.

Pautas para Segurança Pública

O deputado estadual e policial federal Rafael Ranalli (PL) se reuniu com o Secretário de Estado de Segurança Pública, Coronel da PM César Augusto Roveri, e conversou sobre os projetos apresentados por Ranalli durante as duas últimas sessões realizadas antes do recesso parlamentar na Assembleia Legislativa.

(RDM)