A rodada de jogos da etapa estadual da Taça das Favelas Mato Grosso 2024, realizada neste domingo (29.09), foi acirrada, com três disputas decididas nos pênaltis. O campeonato é o maior torneio de futebol de campo entre favelas do mundo e agitou a torcida no estádio do Liceu Cuiabano, em Cuiabá.
O primeiro jogo foi masculino, entre as seleções do Canellas e Mapim. No tempo normal, a partida terminou empatada em 1 a 1 e, nos pênaltis, os meninos do Canellas venceram por 3 a 2. O segundo jogo, na categoria feminina, teve um confronto bem disputado entre o CPA 4 e Três Barras, mas terminou sem gols, em 0 a 0. Nos pênaltis, as meninas do CPA 4 venceram por 3 a 2.
Já era noite quando o terceiro jogo começou. Esse confronto também foi decidido nos pênaltis. As seleções masculinas do Santa Isabel, campeão do ano passado da etapa estadual, e do Jardim Vitória fizeram uma partida emocionante, que terminou empatada em 1 a 1 no tempo normal. Nas cobranças de pênaltis, a disputa acirrada levou ao placar de 11 a 10 para o Jardim Vitória, que segue na competição. O único jogo do dia que não foi decidido nos pênaltis foi o confronto entre as meninas do Mapim e as do Novo Colorado, que venceu por 5 a 0.
Na noite desta segunda-feira (30.09), serão realizados mais dois jogos a partir das 19h30 no estádio do Liceu Cuiabano, com entrada gratuita. O primeiro confronto será entre os meninos do Canellas e o Jardim Vitória. O segundo jogo será na categoria feminina, entre Novo Colorado e CPA 4. Os vitoriosos desses dois jogos se tornarão os finalistas que disputarão o título de campeões estaduais da Taça das Favelas de Mato Grosso 2024 nesta terça-feira (01.10). Os dois outros finalistas são as seleções femininas da favela Parque das Araras e masculinas da favela Violetas.
O campeonato não apenas visa promover o esporte, mas também fomentar o espírito de comunidade, inclusão e superação. Para a produtora executiva da Taça das Favelas deste ano, Débora Ribeiro, organizar a competição é uma imensa alegria, pois todos se dedicam e são vitoriosos. “A vitória não é para todos; ela é só para quem está disposto a correr atrás e pagar o preço. Assim, a vitória, apesar de ser incerta, só existe para quem entra em campo. E todos aqui já são vitoriosos por isso”, parabenizou Débora.
TAÇA DAS FAVELAS – A edição estadual da Taça das Favelas em Mato Grosso é uma realização da CUFA-MT, da Associação de Desenvolvimento Social das Favelas e da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel); com patrocínio de Rumo Logística, Sicredi, Águas Lebrinha e Tubarão Esportes; apoio da Assembleia Legislativa. A promoção é da TV Centro América.
Além disso, há parceria com a Escola Estadual Liceu Cuiabano, EN Comunicação, Mentoria e Treinamento, BS Comunicação, Rogério Florentino, Nove Atos Arte, Cultura e Entretenimento, Academia GFC, Instituto Inova Brasil e Em Cena Escola de Artes de Cuiabá.
(ELIAS NETO E SANDRA COSTA OLIVEIRA | Assessoria de Imprensa CUFA-MT)