O River Plate está muito perto de chegar à sua quinta semifinal de Libertadores nos últimos seis anos. O time de Marcelo Gallardo perdeu pênalti, teve gol anulado pelo VAR, mas venceu o Nacional-URU por 2 a 0, em Avellaneda, em jogo de ida pelas quartas de final. Agora, pode perder por um gol de diferença no Uruguai que avança para enfrentar Palmeiras ou Libertad na próxima fase.

QUAL A SITUAÇÃO?

O jogo de volta é na quinta-feira da semana que vem, dia 17, em Montevidéu. O River pode perder por um gol de diferença que estará na final. Caso marque um gol, o time argentino pode perder até por dois gols. O Nacional precisa vencer por três gols de diferença ou pelo placar de 2 a 0 para levar a decisão para os pênaltis. Quem passar encara Palmeiras ou Libertad na semifinal.

OS 90 MINUTOS

O River Plate não fez uma grande atuação. Mas manteve o padrão: seguro e preciso. Criou pouco e teve dificuldades diante da forte defesa e de um bom goleiro como Rochet. O Millonario terminou a partida com 62% de posse de bola, contra 38% do Nacional, e 11 finalizações diante de apenas quatro dos uruguaios – das quais apenas uma foi ao gol.

Borré lamenta pênalti perdido pelo River Plate contra o Nacional

Borré lamenta pênalti perdido pelo River Plate contra o Nacional (Foto: Marcelo Endelli/Reuters)

Os mandantes tiveram duas grandes chances na primeira etapa, mas desperdiçaram. Primeiro com Borré, aos 41. Ele cobrou pênalti no meio, mas Rochet defendeu. Nos acréscimos, Suárez balançou as redes com chute cruzado de canhota, comemorou, mas o VAR indicou impedimento.

Zuculini comemora seu gol, o segundo do River Plate

Zuculini comemora seu gol, o segundo do River Plate (Foto: Juan Ignacio Roncoroni/Reuters)

Na segunda etapa, a sorte mudou para os atuais vice-campeões. O Nacional seguiu apostando na marcação e no contra-ataque, que não aparecia. Aos 20 minutos, após alerta do VAR, o árbitro Andrés Rojas marcou pênalti. Desta vez, Montiel foi para a bola e converteu. Nos acréscimos, Zuculini, que saiu do banco, aproveitou bom cruzamento de Suárez da direita e testou para o gol: 2 a 0. (Globo Esporte)