Foi aprovado, no Edital Nascentes – Lei Aldir Blanc/SECEL/MT, o Projeto: MATO GROSSO UNO: UMA PROPOSTA DE PRESERVAÇÃO DA MEMÓRIA MATO-GROSSENSE, cujo proponente agraciado foi o Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso – IHGMT.

O IHGMT irá, por meio do projeto, restaurar os móveis do acervo de Dunga Rodrigues guardados pelo Instituto, além de diversos jornais. A ação iniciou neste mês de fevereiro com distribuição de tarefas aos participantes do projeto, transporte dos móveis para restauro e revitalização do espaço físico existente na Casa Barão para receber os móveis restaurados.

Dentre as peças a serem restauradas se encontra um Baú, pintado pelas próprias mãos de Dunga Rodrigues, doado em 2001, que aparece no documentário “Dunga Rodrigues (série imagem da Terra), que se encontra à disposição no https://youtu.be/P4P_8L4094, à disposição dos leitores.
Quando Dunga faleceu, em 2001, a família doou um expressivo mobiliário que incluía alguns móveis confeccionado no Arsenal de Guerra de Mato Grosso, atual SESC Arsenal, onde Firmo Rodrigues, pai de Dunga, era diretor. Da mesma forma, durante os quase 90 anos de vida, Dunga também mandou confeccionar e até mesmo pintou esse baú.

Pelo valor histórico, o IHGMT considera de extrema relevância na preservação da memória de Cuiabá e de Mato Grosso. O restauro será realizado por profissional de vasta e comprovada experiência. Segundo, a professora Elizabeth Madureira Siqueira, curadora da Casa Barão de Melgaço, “Dunga se gabava de tê-lo pintado.

O IHGMT necessita, também, revitalizar alguns espaços para servir de laboratório para o restauro do mobiliário de Dunga, assim como, para higienização do acervo institucional de jornais. Assim, foi escolhido um espaço já existente, contíguo ao Anfiteatro, hoje em desuso por falta de manutenção e adequação, para ser revitalizado e receber o mobiliário.
Considerando que o IHGMT não possui um corpo de servidores, mas, sim de voluntários, será necessária a contratação de formandos em História para garantir o trabalho de identificação e descrição dos periódicos, assim como, sua preparação para digitalização, o que foi previsto no projeto MT UNO.

Com o acervo restaurado pela restauradora Mariza Deliberador Mickosz e o espaço físico revitalizado, os jornais digitalizados, o IHGMT poderá receber turistas, alunos e a comunidade em geral para conhecer os móveis devidamente identificados por membros da Casa.

Para tornar público o resultado do Projeto, serão impressos folders orientativos e explicativos do mobiliário restaurado, assim como dos títulos e números dos jornais digitalizados.

Serviço:
Projeto MT Nascentes – MT Uno – Lei Aldir Blanc
Contato: Jorn. Neila Barreto – 65-999817764

[1] É jornalista. Mestre em História e Presidente do IHGMT

OBS: Projeto com apoio da Lei Aldir Blanc 

banner lei aldir blanc

Neila Maria Barreto é jornalista. Mestre em História e Presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso (IHGMT) e membro da Academia Mato-Grossense de Letras (AML).