Novas medidas de contenção à Covid-19 devem ser definidas nesta segunda-feira (1º) em duas reuniões e uma audiência na Justiça em Mato Grosso. O estado contabilizava, até domingo (28), mais de 250 mil casos da doença e 5,8 mil vidas perdidas. Cuiabá e Várzea Grande são as cidades com mais casos e mortes por Covid-19.
A primeira reunião ocorre a partir de 8h30 e contará com a participação do governador Mauro Mendes (DEM), de secretários de Estado, representantes do Tribunal de Justiça, Assembleia Legislativa, Tribunal de Contas, Ministério Público, Defensoria Pública e demais instituições.
Já a segunda reunião, prevista para 11h30, será com a Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) e com os prefeitos dos 141 municípios.
Mendes declarou que Mato Grosso já está com a taxa de ocupação de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) em mais de 80% e não há como abrir novos leitos porque não há profissionais disponíveis.
Audiência na Justiça
Ainda nesta segunda-feira, às 14h, deve ser realizada uma audiência de conciliação entre os prefeitos de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), e Várzea Grande, Kalil Baracat (MDB), para julgar o pedido feito pelo Ministério Público Estadual (MPE) sobre o fechamento do comércio nas duas cidades pelo prazo de 14 dias.
Na recomendação, o MP pede o fechamento de qualquer atividade de lazer ou evento que cause aglomeração.
As determinações de fechamento impactariam no funcionamento dos shoppings, shows, parques, jogos de futebol, cinema, teatro, bares, restaurantes, casa noturna e congêneres.
Sobre o pedido do MPE, o juiz José Luiz Lindote é quem vai julgar. Ele disse que está estudando o pedido e, a qualquer momento, poderá publicar uma decisão.
A secretaria de Cuiabá, Ozenira Félix, disse que a prefeitura seguirá o que for determinado pela Justiça.