O Sindicato dos Trabalhadores nos Correios em Mato Grosso (Sintect-MT) discute/debate com os deputados federais de Mato Grosso os projetos de lei 7.488/17 que trata da extinção do monopólio de serviços postais, e o 591/21 que trata da privatização dos Correios. A reunião solicitada pelo Sindicato foi confirmada pelo coordenador da bancada de Mato Grosso na Câmara dos Deputados, Leonardo Ribeiro Albuquerque (dr. Leonardo), do Solidariedade. A reunião será na modalidade online, a partir das 16 horas (horário de Brasília).

Para o presidente do Sintect-MT, Edmar leite, o debate é urgente. É preciso mostrar que a ECT é uma empresa lucrativa e que (ela) além do lucro financeiro, a empresa cumpre um papel social muito importante. “Quem vai perder com a privatização da empresa é principalmente a população das pequenas e médias cidades, bem como os moradores nas periferias das grandes cidades e estes ficarão sem atendimento em caso de privatização, visto que as empresas privadas estarão presentes somente onde dá lucro” ratificou.

No dia 20 de abril os deputados aprovaram por 280 votos a favor e 165 contrários, uma abstenção e cinco obstruções, a Câmara aprovou a urgência para votação do PL 591/2021 de privatização da empresa. Com a provação da urgência o PL pode ser votado a qualquer momento, sem debate com a sociedade em audiências públicas.

O deputado federal dr.Leonardo, votou contra a urgência, disse que a “venda de uma estatal não pode ser feita a toque de caixa, com urgência sem audiências públicas, sem debate com a sociedade”. O deputado disse ainda que é a favor “ das empresas estatais que dão lucro não só financeiro, mas social. São estratégicas e importantes para o Brasil”.

Em Carta aos parlamentares de Mato Grosso, a deputada Rosa Neide, 100% contra a privatização, alertou que se concretizada, a venda dos Correios pode provocar um apagão nos serviços postais. Para a deputada, mais do que empresa estatal lucrativa que não depende dos recursos do Tesouro Nacional e mais que uma empresa que integra todo território nacional, “os Correios desempenham uma função social importante em nosso País, pois ao visitar mais de 70 milhões de lares diariamente, seus trabalhadores e trabalhadoras levam cidadania, dignidade e a presença do Estado a todos brasileiros e brasileiras”.

Já confirmaram presença na reunião a diretoria do Sintect-MT, o secretário de relações internacionais da Federação Nacional dos Trabalhadores em Enpresas de Correios, Telegrafos e Similares (Fentect), Rogério Ubine e o secretário geral da Fentect, José Rivaldo. Também os deputados Dr. Leonardo (Solidariedade) e a Rosa Neide (PT).

A solicitação da reunião foi encaminhada através de ofício na semana passada, pelo presidente do Sintect-MT, Edmar Leite, ao coordenador da bancada de Mato Grosso na Câmara dos Deputados, Leonardo Ribeiro Albuquerque (Doutor Leonardo), do Solidariedade. A reunião será na modalidade online.