Quase lá. O Coritiba deu mais um passo importante na batalha pelo acesso à primeira divisão. Na tarde deste sábado, a equipe venceu o Oeste, por 1 a 0, no Couto Pereira, e reconquistou a terceira posição na tabela, agora com 60 pontos. O único gol do jogo foi marcado pelo lateral-esquerdo William Matheus, no primeiro tempo. O Coxa chegou a 11 jogos sem perder – são seis vitórias e cinco empates. Agora, faltam duas rodadas para o fim da Série B.

Primeiro tempo

O Coritiba teve dificuldade nos primeiros minutos de jogo, mas, aos poucos conseguiu encaixar o passe, furar a bem postada zaga paulista e abriu o placar. Aos 14, Giovanni deu bela assistência na medida para William Matheus, que invadiu a área, dominou com tranquilidade e chutou rasteiro, sem chance de Cavichioli. Depois do gol, o Coxa recuou e o Oeste tentou equilibrar, mas a partida ficou lenta no Couto Pereira. Alex Muralha não precisou trabalhar e só apareceu numa falha feia, quando “caçou borboleta” na cobrança de um escanteio. No final do primeiro tempo, o Coritiba quase ampliou com Rodrigão, de cabeça, mas a bola foi por cima do travessão.

Segundo tempo

O Oeste começou mais ligado na partida e chegou com perigo aos sete minutos, quando Roberto foi lançado pela esquerda e bateu firme, mas Muralha fez a defesa. O Coxa equilibrou e assustou aos 19, depois que Giovanni cobrou falta e a bola passou muito perto. Em seguida, o Rubrão voltou a assustar com Matheus Oliveira, que arriscou de fora da área e tirou tinta da trave direita de Muralha. Mas foi o Coxa que ficou mais perto de balançar a rede, em lances com William Matheus e Nathan Ribeiro, de cabeça.

Coritiba Oeste

Coritiba Oeste (Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo)

Como fica?

O Coritiba volta a campo no próximo domingo, contra o campeão Bragantino, às 16h (horário de Brasília), mais uma vez no Couto Pereira. O Oeste joga novamente fora de casa, contra o Vila Nova, às 19h15 de quarta-feira, no Serra Dourada. Os jogos valem pela penúltima rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.

CRB bate a Ponte Preta e ainda tem pequena chance de acesso

CRB x Ponte Preta, no Rei Pelé

CRB x Ponte Preta, no Rei Pelé (Foto: Ailton Cruz – Gazeta de Alagoas)

O CRB fez a sua parte no Rei Pelé. Venceu a Ponte Preta por 2 a 0 e ainda tem uma chance mínima de acesso. São seis pontos de diferença para o G-4. Destaque para o atacante Léo Ceará, que marcou o primeiro gol deste sábado e chegou a 14 na Série B. Ele briga pela artilharia com Guilherme, do Sport, que tem 15. O segundo gol do Galo foi marcado por Lucas Siqueira.

Como fica?

É muito difícil, mas o CRB ainda pode dizer que continua lutando pelo acesso. Faltam apenas duas rodadas para o fim da Série B. Para subir, o Galo precisa vencer Figueirense e Bragantino e torcer por seguidos tropeços de Coritiba, Atlético-GO e América-MG. São quatro times para duas vagas. Com 54 pontos, o Galo é o sexto colocado.

A Ponte não corre mais risco de cair, mas perdeu uma posição na rodada. Está na 12ª colocação, com 44 pontos.

Incomoda

A Ponte está livre do rebaixamento, com 44 pontos, mas vive um incômodo jejum na Série B. Completou neste sábado no Rei Pelé o nono jogo sem vitória.

A próxima

O CRB volta a jogar no Rei Pelé na próxima sexta. Recebe o Figueirense, às 19h15. Quarta, a Ponte Preta encara o Sport no Recife, às 21h30.

Alívio no Brinco! Guarani segura vitória sobre Operário com um a menos e espanta o fantasma do rebaixamento

Foram 18 rodadas na zona de rebaixamento – oito delas como lanterna da Série B do Brasileiro. A situação do Guarani parecia irreversível, mas o torcedor bugrino, depois de tanto sofrer, respira aliviado na tarde deste sábado. Contra um adversário cujo apelido é “Fantasma”, o Guarani espantou o fantasma da degola ao bater o Operário-PR por 1 a 0 no Brinco de Ouro, mesmo com um a menos a maior parte do segundo tempo. Diego Cardoso, de pênalti, fez o gol da salvação alviverde, pela 36ª rodada.

COMO FICA?

Para a permanência ser sacramentada de vez, o Guarani seca o Londrina logo mais, contra o Botafogo-SP. Um empate é suficiente para eliminar qualquer risco de queda. Caso o Londrina ganhe, a torcida será por uma derrota do Figueirense para o Cuiabá, no domingo. Com 44 pontos, o Guarani, que encerrou um jejum de três partidas, abriu temporariamente nove pontos do Z-4 e de quebra passou a rival Ponte Preta na tabela depois de tanto tempo, assumindo a 11ª colocação.

O Operário, por sua vez, chegou ao terceiro jogo sem ganhar e estacionou nos 49 pontos, em nono. Sem chance de acesso ou risco de cair, o time apenas cumpre tabela nesta reta final.

Diego Cardoso comemora gol com Davó

Diego Cardoso comemora gol com Davó (Foto: LUCIANO CLAUDINO/CÓDIGO19/ESTADÃO CONTEÚDO)

E AGORA?

O Guarani tem pela frente mais um compromisso em casa para se despedir da torcida em 2019. Sem a pressão de antes, vai receber um América-MG sonhando com o acesso na sexta-feira, às 21h30. Já o Operário volta a campo na terça-feira, quando enfrenta o Operário, em Ponta Grossa, às 21h30. (Globo Esporte)