Foi dada a largada no páreo pelos pódios das Olimpíadas de Tóquio. O primeiro dia de disputas de finais acabou com um quadro de medalhas no mínimo curioso. Os Estados Unidos não conquistaram nenhuma medalha sequer, algo que não acontecia há 49 anos! O Brasil também ficou zerado e tomou alguns reveses, como as eliminações de Arthur Nory, Felipe Wu e Nathalie Moelhausen. Os brasileiros, porém, comemoram vagas nas finais masculinas da ginástica, recorde de Felipe Lima na natação e vitórias no vôlei – na quadra e na praia. Ainda teve um empate da seleção feminina de futebol com a Holanda.
A China conquistou o primeiro ouro dos Jogos e fechou o sábado no topo do quadro de medalhas.
Douglas Souza reclama do calor em Tóquio: “Vou virar um frango assado” — Foto: Divulgação/FIVB
Vitórias e muito calor no vôlei
O Brasil teve estreou com vitórias no vôlei. Na praia, superou duas vezes a Argentina. Na quadra, os campeões olímpicos passaram sem sustos pela Tunísia. Mas o que roubou a cena foi o calor. Os jogadores da praia consideraram a arena um caldeirão, e Douglas Souza temeu “virar um frango assado”.
Felipe Lima de peito aberto
Felipe Lima foi o destaque do Brasil no primeiro dia da natação, que ainda não teve disputas de finais. O nadador de 36 anos fez o melhor tempo da carreira para avançar às semis dos 100m peito. O recorde de 59s17 foi o oitavo tempo das eliminatórias. Natural de Cuiabá, Capital de Mato Grosso, ele se emocionou com a marca.
Choro de Hortência
Quem também se emocionou foi Hortência. A vice-campeã olímpica do basquete teve de conter as lágrimas ao ver a estreia do filho João Victor Oliva no hipismo de adestramento. Ele conseguiu a melhor nota de um brasileiro na modalidade, com média geral de 70,419%. A posição final do cavaleiro vai ser definida neste domingo.
Avisa lá que vai ter gol da Marta!
Foi eletrizante: Holanda 3 x 3 Brasil pelo futebol feminino nas Olimpíadas de Tóquio 2020
Brasil e Holanda fizeram um jogo cheio de reviravoltas e gols no futebol feminino. Marta anotou um gol de pênalti e chegou a 13 gols em cinco edições de Olimpíadas, apenas um a menos do que a artilheira Cristiane. O empate praticamente garantiu o Brasil nas quartas de final, mas as europeias lideram o grupo no saldo de gols.
Trio de finalistas na ginástica
Arthur Zanetti faz boa apresentação nas argolas e está praticamente na final individual
Arthur Zanetti (argolas), Caio Souza (salto e individual geral) e Diogo Soares (individual geral) conquistaram vagas nas finais da ginástica artística. O Brasil, porém, ficou fora da decisão por equipes por menos de três décimos.
Desabafo de Nory
Daiane dos Santos vê Nory em busca de “reciclagem” após caso de racismo de 2015: “Não é brincadeira”
Atual campeão mundial da barra fixa, Arthur Nory ficou fora da final do aparelho, acabando na 12ª posição. Ele ficou muito abalado ao receber a nota e depois fez um desabafo sobre ter tido depressão e sobre os reflexos de ter cometido um ato de racismo em 2015 com Angelo Assumpção, na época companheiro de seleção brasileira e do clube Pinheiros.
Nada de medalhas para o Brasil
Nathalie Moellhausen fala da derrota para rival italiana na esgrima: “Sempre foi uma adversária complicada para mim”
Eram poucas as chances de medalhas do Brasil no primeiro dia dos Jogos. Atual campeã mundial da espada, Nathalie Moelhausen era a principal esperança verde-amarela. Só que esgrimista pegou uma chave dura e perdeu na prorrogação logo na estreia diante da italiana Rossella Fiamingo, vice-campeã na Rio 2016.
Prata nos Jogos do Rio na pistola de ar, Felipe Wu não repetiu o bom desempenho e ficou somente na 32ª posição. No judô, Gabriela Chibana e Eric Takabatake pararam nas oitavas de final.
Tanto na Rio 2016 como em Londres 2012 o Brasil conquistou ao menos uma medalha no primeiro dia dos Jogos.
Estados Unidos também “zeram” o pódio
Assim como o Brasil, os Estados Unidos também não conquistaram nenhuma das 37 medalhas distribuídas neste sábado, algo que não acontecia há 49 anos! A última vez que o país não conquistou nenhum pódio no primeiro dia dos Jogos foi em Munique 1972 – desconsiderando Moscou 1980, quando os EUA boicotaram as Olimpíadas por causa da rivalidade política com a União Soviética na época.
China no topo
Chinesa Qian Yang leva o primeiro ouro das Olimpíadas Tóquio 2020, no tiro esportivo