Prato custa o equivalente a R$ 136, e estabelecimento diz que objetivo é reduzir o desperdício, aproveitando todas as partes do animal
Uma torta de frango recheada com coração, fígado, asas e pés, e guarnecida com a cabeça da ave no topo. Deu vontade de provar? Pois é possível encontrar o quitute no restaurante Fowl, em Londres, uma loja temporária do requintado Fallow. O estabelecimento vende a torta, chamada de Le Grand Coq, por 22 libras (R$ 136 na cotação atual).
O prato polêmico, que também é recheado com plantas em forma de crista de galo, foi criado para estimular a redução do desperdício de comida, aproveitando todas as partes do animal. No menu ainda há um Chicken Leg Corn Dog, com o pé do pássaro ainda preso à coxa.
A cabeça da ave não é apenas um adorno: ela vem recheada e é envolta em um volumoso caldo de galinha. A torta é uma criação do chef Pierre Koffman, que foi convidado para administrar a unidade pop-up.
Na internet, o prato gerou comentários diversos. Enquanto alguns defendem que todas as partes de um animal devem ser consumidas, já que ele morreu para isso, outros classificam os itens do menu como “grosseiros”.
“Parece horrível, desnecessário servir a cabeça da galinha inteira assim”, diz um dos comentários na conta do restaurante no Instagram.
Veja o vídeo da torta:
O Fowl é ligado ao restaurante Fallow, de Londres. Um dos fundadores, o chef Will Murray, disse ao The Sun que o restaurante temporário serve “todas as melhores coisas do frango em um menu”. “Para nós, o agricultor teve todo esse trabalho para criar essa linda ave, então aproveitamos tudo”, disse. Ele ainda afirmou que os produtos esgotam todos os dias.