O técnico Renato Gaúcho deve responder ao Corinthians até quinta-feira se está disposto ou não assumir o comando da equipe. Embora o empresário dele siga em São Paulo, onde se reuniu com a diretoria do Corinthians na última terça-feira, Renato Gaúcho já foi informado do projeto apresentado pelo clube e agora avalia qual decisão tomar.
O treinador também irá consultar o seu braço direito Alexandre Mendes, conhecido como Gabeira, com quem trabalhou ainda como jogador do Fluminense, em 1995, e que desde 2005 é auxiliar dele.
O Timão não estipulou um prazo para Renato Gaúcho responder, mas espera um retorno em breve, já que estreia no Brasileirão no próximo domingo (dia 30). Mesmo que Renato aceite comandar a equipe, ainda será necessário alinhar questões contratuais.
O clima no Timão é de expectativa e também de otimismo quanto a um possível acerto com o treinador. Enquanto não recebe a resposta, a cúpula alvinegra decidiu não abrir negociação com outro profissional. Diversos nomes foram estudados, mas não há um plano B definido em caso de insucesso com o primeiro alvo.
Como mostrou o blog do PVC, a família de Renato é contra o retorno dele ao futebol agora. Além disso, ele teria de aceitar reduzir o salário em relação ao que ganhava no Grêmio.
Aos 58 anos, o treinador está desempregado há pouco mais de um mês. Ele estava no Tricolor gaúcho desde 2016 e era o mais longevo na Série A do Campeonato Brasileiro.
Já o Corinthians busca um novo comandante desde domingo, quando Vagner Mancini foi demitido, após derrota para o Palmeiras.
A boa aceitação da torcida foi um dos fatores que fizeram o Timão ir atrás de Renato. Ele lidera enquete realizada pelo ge com ampla vantagem e, na última terça-feira, a campanha #aceitaRenato foi um dos assuntos mais comentados no Twitter no Brasil.
Além do apoio da Fiel, o histórico vencedor e a capacidade de trabalhar com jovens e veteranos foram alguns dos fatores que pesaram a favor dele.
O Corinthians volta a campo nesta quinta-feira, às 21h30, contra o Sport Huancayo-PER, pela Copa Sul-Americana. O analista de desempenho Fernando Lázaro vai comandar a equipe nesta partida. Mesmo ainda restando dois jogos para o fim da fase de grupos do torneio, o Timão já não tem mais chances de classificação. (Globo Esporte)