A Região Metropolitana de Cuiabá teve chuva torrencial e, em algumas áreas, se tornou tempestade, na noite desta sexta-feira (15) e madrugada deste sábado (16).
Em alguns bairros periférios de Cuiabá e Várzea Grande, além de Chapada dos Guimarães, o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso registrou que a árvores foram arrancadas, casas com prejuízos nos telhados e muros parcialmente caídos.
O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil informaram que, apesar de algumas ocorrências de queda de árvore, nenhuma vítima foi registrada até a manhã deste sábado (16).
Alguns moradores dos bairros Doutor Fábio, Altos da Glória e Jardim Peimeiro de Março, entre outros, também registraram a chuva, em vídeos na região Norte de Cuiabá. O vento forte derrubou árvores em vários bairros em Cuiabá e Várzea Grande.
No bairro Novo Terceiro, em Cuiabá, uma rua ficou completamente alagada. Segundo os bombeiros, não há ainda informações sobre vítimas, apenas de prejuízos materiais.
Para este sábado e domingo (17), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) já emitiu um alerta de chuvas intensas, nos próximos dias, em 38 cidades de Mato Grosso.
Neste domingo (15), existe o risco de chuva de granizo em regiões de Cuiabá e Va´rzea Grande.
No Pantanal de Mato Grosso, as chuvas registradas neste mês ajudaram a diminuir a seca, beneficiando os animais silvestres, além de alguns focos de incêndio. O Corpo de Bombeiros e brigadistas comemoraram a chegada das chuvas.
Neste ano em Cuiabá o recorde de calor foi de 42 graus Celsius, no final de agosto, segundo o Inmet. O recorde anterior era de 41 graus Celsius, registrado um dia antes.