Os oito classificados das quartas de final da Liga dos Campeões da Europa estão definidos. E, pela segunda vez nos últimos três anos, a Premier League domina essa fase. São três equipes da Inglaterra, duas da Alemanha, e uma da França, outra de Portugal e um time espanhol.
A Uefa sorteia, nesta sexta-feira, às 8h (de Brasília), os confrontos das quartas e o chaveamento até a final
- Manchester City (semifinalista em 2016)
- Chelsea (campeão em 2012)
- Liverpool (6x campeão)
- Bayern de Munique (6x campeão)
- Borussia Dortmund (campeão em 1997)
- PSG (vice em 2020)
- Real Madrid (13x campeão)
- Porto (2x campeão)
Depois de anos seguidos de presença marcante entre os oito melhores da Europa, a Espanha chega com apenas um representante. Entre 2011 e 2018, foram três espanhóis nessa fase em sete edições. Na temporada 2018/19 foi apenas o Barcelona, e na edição passada o Atlético de Madrid esteve ao lado da equipe catalão. Desta vez, apenas o Real Madrid segue.
A Premier League volta a ter peso depois de ter apenas o Manchester City classificado às quartas no ano passado. Na temporada anterior, em 2018/19, foram quatro, e a final foi entre dois ingleses: Liverpool e Tottenham.
Dos oito que seguem, apenas Manchester City e PSG buscam o título pela primeira vez. A equipe de Pep Guardiola sequer chegou a uma final, e o Paris obteve tal feito apenas na temporada passada, quando perdeu para o Bayern.
Recorde do Bayern
O Bayern de Munique venceu a Lazio, completou 19 jogos invicto na Liga dos Campeões e estabeleceu um recorde. Chega pela 19ª vez nas quartas de final, ou entre os oito melhores do torneio. Ele ultrapassa o Barcelona, que por 18 vezes esteve nessa fase e, neste ano, ficou fora depois de estar presente 13 temporadas seguidas.
Os bávaros vão tentar o sétimo título e podem empatar com o Milan na segunda posição dos maiores vencedores do torneio. O time de Lewandowski busca a segunda conquista seguida, algo que obteve no tricampeonato entre 1974 e 1976.
Técnicos alemães em alta
Pela primeira vez na história da Liga dos Campeões, quatro técnicos do mesmo país chegam às quartas de final. A Alemanha é responsável por esse feito, com Jürgen Klopp (Liverpool), Thomas Tuchel (Chelsea), Edin Terzic (Borussia Dortmund) e Hansi Flick (Bayern de Munique). (Globo Esporte)