Emocionado, Miguel Ángel Ramírez deixou o futuro aberto ao se despedir do Independiente Del Valle, nesta sexta-feira. O espanhol parte direto do Equador o rumo ao país natal nesta segunda-feira para passar as festas de fim de ano em família. Mas antes disso, já deu sua palavra ao Inter de que comandará a equipe a partir de 2021.
O treinador de 36 anos é esperado em Porto Alegre após a virada do ano para assumir a equipe com um contrato por duas temporadas. Vencidos os trâmites para oficializar o acordo verbal, Ramírez chegará com uma comissão técnica enxuta: dois auxiliares e um preparador físico.
A nova diretoria colorada, sob o presidente eleito Alessandro Barcellos, iniciou as conversas com o técnico há cerca de duas semanas. As tratativas avançaram a ponto de as partes chegarem a um acordo verbal.
Como a temporada atual se encerra apenas em fevereiro de 2021, e o intervalo para o início da próxima temporada será de uma semana, é provável que o Inter inicie o Gauchão com um time formado por garotos. Mas isso ainda será discutido.
Trabalho com a base e salto na carreira
Mesmo ainda sem ter o “olho no olho”, as conversas frequentes com o Inter agradaram ao espanhol. Ramírez gostou muito do projeto apresentado pela nova diretoria, mesmo diante das dificuldades financeiras do clube.
Dar prioridade e lapidar atletas que vêm das categorias de base é um ponto que agrada o treinador. Antes de assumir o time principal do Independiente Del Valle, Ramírez estruturou as categorias de base do clube equatoriano. Ele trará a experiência vivida por lá para as categorias de base do Inter. E deve participar ativamente da construção do CT em Guaíba.