Mais uma fatalidade com raios e animais foi registrada em Mato Grosso. Desta vez, foi na fazenda do pecuarista Sebastião Ziminiani, no município de Juscimeira – a 164 km de Cuiabá – onde um raio matou 19 cabeças de gado. O prejuízo estimado pelo criador é de R$ 100 mil, com os custos, envolvendo as despesas com enterro dos animais.
O pecuarista informou que o gado estava abrigado debaixo de um Ipê, árvore comum do Cerrado, quando foi atingido pelo raio na madrugada do último domingo (6). “Atingiu todos os animais que estavam embaixo da árvore. O gado estava na faixa de 2 anos e cada um está avaliado em torno de R$ 5 mil”, explicou ele.
A fatalidade ocorreu no domingo, mas o pecuarista contou que encontrou os animais dois dias depois, quando foi fazer o manejo: “Costumo fazer o manejo do gado de 2 a 3 vezes na semana. E na terça-feira foi quando fui fazer e encontrei eles. O raio caiu onde eles estavam amontoados”.
Segundo o pecuarista, foram necessários dois tratores para enterrar os animais.
Uma matéria apresentada pelo MT Rural mostrou o gado do Sr. Zimiani. Um dos animais era considerado ‘hemafrodita’. Veja o vídeo divulgado pela Globo.