Em meio a rumores sobre a saída do vice-prefeito de Cuiabá, José Roberto Stopa, do Partido Verde (PV), o secretário de Cultura, Esporte e Lazer da capital, Aluízio Leite, disse esperar ter o número dois do Executivo dentro da sigla para apresentá-lo como candidato à prefeitura da Capital, em 2024.
“Temos tempo para construir a candidatura do Stopa”, disse Leite em entrevista no início da semana. O secretário ainda elogiou a trajetória do vice-prefeito dentro da sigla e disse que espera contar com ele na campanha pelo Palácio Alencastro.
“O Stopa foi um filiado histórico do Partido Verde, cresceu dentro do Partido Verde. Foi vereador, secretário e vice-prefeito”, relembrou. “Eu espero que ele possa continuar dentro do partido para ser candidato [a prefeito]”.
O PV, porém, compõe com o Partidos dos Trabalhadores (PT) e o Partido Comunista do Brasil (PC do B) a Federação Brasil da Esperança, aprovada em maio de 2022 pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Por lei, os 3 partidos deverão se manter alinhados por pelo menos 4 anos, ou seja, até 2026.
Isso significa que a Federação Brasil da Esperança, da qual os três partidos fazem parte, deverá escolher um único nome para a disputa das eleições municipais do próximo ano. Aluizio Leite, por sua vez, afirmou que não vê nenhum entrave e que pretende levar a candidatura de Stopa à federação.
À reportagem, ele disse ter tido um encontro na última semana com a bancada do PV, na qual estiveram presentes vereadores do partido e o próprio Stopa, no qual foi discutido o fortalecimento da candidatura do vice-prefeito dentro do PV. “Depende de muita conversa e muita articulação”, complementou Aluízio Leite.