O setor econômico da baixada cuiabana deve ser impactado com o rebaixamento do Cuiabá para a Série B do Campeonato Brasileiro. Segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Mato Grosso (Abrasel-MT), o Dourado tem fomentado a economia local em dias de jogos na Série A, quando bares, restaurantes e hotéis da capital mato-grossense recebem um grande fluxo de clientes.
No entanto, a partir de 2025 o setor econômico da região metropolitana de Cuiabá deve sentir o impacto devido ao rebaixamento do auriverde para a segunda divisão. Mesmo jogando a Série B, a atração em dias de jogos é completamente diferente, já que o Dourado não terá confrontos contra times com maior relevância.
“Certamente, jogos com times grandes atraem muitos torcedores e turistas, o que impacta positivamente o setor de hotéis e restaurantes, gerando maior movimento e receita. Com o rebaixamento, a cidade precisará encontrar formas de compensar essa perda de visitantes”, explicou a presidente da Abrasel-MT, Lorenna Bezerra.
São Paulo, Palmeiras, Corinthians, Fluminense, Flamengo e outros clubes da elite do futebol brasileiro são jogos que atraem um bom público e contribui com a economia local. Quando o Cuiabá recebe essas equipes na Arena Pantanal, a rede de hotéis da capital, além dos bares e restaurantes superam as expectativas e acabam faturando mais.

De acordo com dados da Abrasel, as empresas que ficam no entorno da Arena Pantanal sentem um aumento no movimento estimado em cerca de 45%, pois o movimento no local começa antes mesmo do jogo. No geral o impacto é de 10% a 15% e ajuda muito a melhorar o faturamento do setor.
“Torcedores de outros estados vêm para assistir aos jogos, impulsionando a ocupação dos hotéis e o movimento nos restaurantes e costumam gastar mais em alimentação, transporte e lazer, beneficiando a economia local”, disse Lorenna.
Conforme a presidente, a cidade terá que lidar com a nova realidade. Organizar torneios regionais e nacionais de diferentes esportes pode ajudar a atrair um público diverso e manter o fluxo de turistas.
“Além dos esportes, promover festivais culturais, musicais e gastronômicos pode também atrair visitantes e ocupar a Arena Pantanal. A chave estará na criatividade e na colaboração entre os diferentes setores para manter a vitalidade econômica da capital.
Mesmo rebaixado, o Cuiabá ainda precisa cumprir tabela no Brasileirão deste ano. O Dourado perdeu de virada para o Bahia na Arena Pantanal nesse sábado (30), pela 36ª rodada. Na sequência, o Cuiabá terá duelo contra Fluminense (fora) e Vasco (casa), pela 37ª e 38ª rodadas, respectivamente.