Ao menos quatro partidos disputam a filiação do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB). Nos bastidores circula a informação de que Pinheiro estaria avaliando a troca de partido após a deputada estadual Janaína Riva assumir a presidência municipal do MDB.

À sua espera, três siglas já sinalizaram possíveis convites: PTB, de seu filho Emanuelzinho, o PP, do ex-governador Blairo Maggi, o PV, do vice-prefeito eleito José Roberto Stopa, e o Republicanos, do ex-deputado federal Adilton Sachetti e também dos filhos do presidente Jair Bolsonaro, atualmente sem partido.

O deputado federal Emanuelzinho (PTB), filho de Emanuel, convidou seu pai para se filiar ao PTB. Segundo ele, a intenção é ‘tirar’ o prefeito  das ‘picuinhas’. O convite oficial do PTB deve vir na próxima semana.
Euzébio Diniz, secretário geral do PP, também confirmou que está disposto a fazer o convite ao prefeito, mas somente depois de ele se desfiliar do MDB, por respeito ao partido.

Já pelo PV quem deve fazer o partido é o vice-prefeito eleito na chapa de Emanuel Pinheiro, o ex-secretário municipal José Roberto Stopa. Agora, cabe a Emanuel decidir se realmente sairá de onde está e qual partido vai escolher como futura casa.

No Republicanos, o presidente municipal, vereador eleito Eduardo Magalhães, afirmou que as portas estão abertas.

Emanuel ainda não se pronunciou sobre o caso.