Se temos a imagem de Papai Noel, é porque antes houve São Nicolau. O bispo cristão que viveu na Ásia Menor (atual Turquia) entre os séculos III e IV d.C. era conhecido por conta de sua generosidade e bondade com as crianças – tanto que foi canonizado pela Igreja Católica quando ainda estava vivo.
Além de ser a inspiração para o Papai Noel, ele também é padroeiro das crianças, dos cervejeiros, dos marinheiros, dos estudantes e dos coroinhas. Aqui estão algumas de suas fantásticas históricas.
1. Ele salvou uma criança do fogo
Credita-se a São Nicolau vários milagres que envolvem crianças. O primeiro deles diz que o santo teria salvo milagrosamente um bebê durante sua cerimônia de consagração de bispo na Catedral.
A mãe estaria distraída e o deixou na banheira, que estava esquentando no fogo. Ao ouvir os sinos da igreja tocarem, ela teria saído correndo e esqueceu do filho. Só se deu conta quando viu a fumaça e voltou correndo. Mas em vez de encontrar um bebê carbonizado ou afogado, ela encontrou seu filho sorrindo contente. O crédito de sua sobrevivência foi dada para o novo bispo.
2. Ele salvou três mulheres da prostituição
Outra lenda ligada a este santo é que ele teria salvo três mulheres que seriam vendidas como trabalhadoras sexuais. A história é a seguinte: durante o Império Romano, um casamento sempre exigia o pagamento de um dote. Um homem que não tivesse dinheiro para pagar o dote de suas filhas impediria que elas se casassem.
Só que, caso o casamento não ocorresse, elas poderiam ser vendidas como escravas sexuais. Três mulheres estavam prestes a passar por isso, mas São Nicolau interveio, dividindo sua herança e atirando ouro por uma janela. Pode ter sido também por uma chaminé, o que explicaria a ligação do Papai Noel com lareiras.
3. Ele conseguia alimentar as pessoas pelo poder da mente
São Nicolau teria feito alguns milagres envolvendo a alimentação de pessoas famintas. Em um deles, Nicolau teria convencido um comerciante a retirar um pouco de grãos do topo das pilhas que ele havia separado para vender. Quando o homem chegou ao Egito, nenhum grão da pilha estava faltando, possibilitando que o povo pudesse se alimentar durante uma seca.
Há outra história que teria ocorrido após a sua morte: São Nicolau teria voltado à terra para buscar grãos para alimentar os famintos antes de ascender de volta ao céu.
4. Ele foi preso e impediu uma execução
São Nicolau teria sido perseguido e preso por cinco anos por conta da perseguição aos cristãos feita pelo imperador romano Diocleciano. Durante todo esse tempo, o bispo católico teria se mantido firme na sua fé e encorajado outros prisioneiros a fazerem o mesmo.
Nesse período, São Nicolau teria conseguido impedir uma execução simplesmente se aproximando e arrancando a espada da mão do carrasco. Depois disso, ele também passou a ser considerado o santo padroeiro dos prisioneiros.