O que um dono de padaria e uma mulher que superou o ciclo de violência doméstica, têm em comum? Os dois tiveram as vidas transformadas pelo acolhimento no Programa Qualifica + VG. Eles compõem o grupo de mais de 11 mil pessoas, que receberam formação profissional ou foram encaminhados para o mercado de trabalho, por meio da iniciativa da Prefeitura de Várzea Grande.

Flávio Barros, comerciante, nasceu em Várzea Grande, e hoje é dono da própria padaria. Mas até virar “patrão”, atravessou a pandemia desempregado, e foi justamente nesse momento que começou a fazer e vender pães em casa. “Por meio do CRAS Cristo Rei pude fazer de forma gratuita dois cursos de panificação, pelo Qualifica + VG, todos eles trouxeram o conhecimento que eu precisava para diversificar os produtos”, lembra.

Com a expansão do negócio o padeiro sentiu a necessidade de mais apoio e buscou cursos que ajudaram a empreender, como precificação e marketing, “que foram essenciais para levar o negócio próprio adiante. Temos um negócio de família: eu, minha esposa e meu filho estamos à frente de tudo. Conhecimento é a parte mais importante”. Os cursos foram fundamentais para que Flávio se tornasse um empreendedor. Agora, além de incentivar quem ele conhece, ele está orientando o filho a procurar um curso do Qualifica + VG que mais se encaixe nas aptidões dele.

O Qualifica + VG, como o Flávio, também iniciou as atividades após a pandemia em 2022. O programa nasceu para gerar oportunidades a quem ficou desempregado depois da crise sanitária mundial. “O Programa trouxe tanto resultado, inclusive parcerias sólidas, que se mantém ativo e muito demandado”, destaca o prefeito Kalil Baracat.

A dona de casa de 35 anos, W.P.C.S., mãe de cinco filhos, chegou ao Qualifica + após ser vítima de violência doméstica. Ela conta que vive na cidade há cerca de 20 anos e que os cursos foram uma maneira de buscar a ruptura do ciclo de violência, por meio da independência financeira. “Preciso ter renda, para ter autonomia e cuidar sozinha dos meus filhos. Estou me levantando novamente, construindo a vida sozinha, pouco a pouco, e colocando em prática todo o conhecimento que consigo aqui. Para mim, o Qualifica + VG chegou em boa hora, especialmente para mulheres que sofreram violência e agora têm uma maneira de recomeçar”.

QUALIFICA + VG – O Programa promove políticas públicas voltadas à geração de emprego e renda por meio da qualificação profissional. É direcionado às pessoas em situação de vulnerabilidade social, tendo como prioridade para acesso às vagas: adolescentes em conflito com a lei, mulheres vítimas de violência, pessoas com deficiência, acolhidos do serviço para pessoas em situação de rua, egressos do sistema prisional, mulheres arrimo de família, desempregados, por exemplo. A porta de entrada é via Centro de Referência em Assistência Social (CRAS). É possível entrar em contato e verificar a disponibilidade de cursos pelo WhatsApp, no número de telefone (65) 99357-3449.

São parceiros do projeto o Governo do Estado, o Sistema S (Senac, Senai, Senar, Sesi), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), Gabinete de Apoio às Ações Transformadoras (GAAT); Rede Cidadã, Instituições sem Fins Lucrativos, Empresas privadas e Associações de Moradores.