No dia 21 de abril, é comemorado o Dia de Tiradentes. O feriado faz referência à morte de Joaquim José da Silva Xavier, mais conhecido como Tiradentes.

Vamos relembrar sua história para entender quem era Tiradentes, por que o inconfidente é celebrado no dia 21 de abril e o que foi a Inconfidência Mineira.

O Dia de Tiradentes é comemorado no Brasil desde 1965. Em 9 de dezembro do mesmo ano, a lei nº 4.897 foi sancionada pelo presidente Castelo Branco, instituindo Joaquim José da Silva Xavier como Patrono Cívico da Nação Brasileira.

Quem foi Tiradentes

Joaquim José da Silva Xavier nasceu no dia 12 de novembro de 1746 na Fazenda do Pombal, anteriormente município de São João del Rei e atualmente município de Ritápolis, Minas Gerais. Ele foi chamado de Tiradentes pelo fato de ser dentista, mas ele também trabalhou como alferes da cavalaria de Dragões Reais de Minas, a força militar que atuava na Capitania de Minas Gerais e respondia à Coroa Portuguesa; comerciante e minerador.

Tiradentes foi um dos líderes da Inconfidência Mineira, movimento que se estendeu de 1789 a 1792, contra os altos impostos no Brasil.

Entre os presos, ele foi o único a ser executado.

Brasil Colonial

Através da exploração do ouro em Minas Gerais, o Brasil produzia um grande lucro à Coroa Portuguesa. Além de quase todo o minério ser destinado à metrópole, a população sofria com a cobrança de altos impostos. O quinto, por exemplo, era o equivalente a aproximadamente 20% do total de ouro extraído.

Após algum tempo, apesar de a capacidade de mineração ir reduzindo, a arrecadação de impostos aumentava. Os brasileiros lutavam para pagar os impostos.

Depois, Portugal instaurou a derrama: cobrança obrigatória dos quintos atrasados. Inclusive as pessoas que não podiam pagar o quinto poderiam ter seus bens materiais confiscados por oficiais.

Diante desse cenário, Joaquim José da Silva se inspirou na Revolução Francesa e começou a planejar um movimento de libertação em sua cidade natal: a Inconfidência Mineira, com o objetivo de libertar Brasil de Portugal. 

Papel de Tiradentes na Inconfidência Mineira

O objetivo de Tiradentes era libertar o povo da opressão e o Brasil do domínio português. Assim, ele se aliou a coronéis, padres, poetas e advogados, para planejar um movimento contra a metrópole. Entre os membros da elite se destacavam o poeta mineiro Cláudio Manuel da Costa (1728-1789) e o poeta luso-brasileiro Tomás Antônio Gonzaga (1744-1810).

O grupo lutava, principalmente, pela autonomia das capitanias, a independência da região e a instituição de um sistema de governo republicano.

A intenção era fazer um protesto no dia da derrama para alertar as pessoas sobre o plano de libertar o Brasil do domínio dos portugueses e, logo depois, prender o governador Visconde de Barbacena.