A deputada federal Rosa Neide (PT) disse que o partido está em constante movimentação para as eleições de 2022 e visa ampliar o número de parlamentares eleitos em Mato Grosso. Recentemente o único prefeito da sigla Jackson de Oliveira Rios  de Castanheira filiou-se ao PSD. O comentário da parlamentar ocorreu durante entrevista ao Jornal da Capital, na Capital FM.

“Neste momento, a legislação prevê que não há coligação, que os políticos devem sair sozinhos, como foi na eleição de vereadores. Nós estamos fazendo reuniões semanais com todo o estado, para levantar possíveis nomes para que possam candidatar-se. O PT tem feito reunião semanais com todas as regiões do estado e estamos avançando bastante, fazendo convites, estamos nos estruturando para de um jeito ou de outro centramos em 2022”, destaca.

Rosa Neide reafirmou a luta por mais representatividade feminina nos espaços de poder e pretende eleger mais mulheres no próximo pleito.

“Até a gestão passado nós não tínhamos nenhuma mulher na Câmara de vereadores. Na assembleia e só tem uma mulher. Na câmara federal, a representação é de apenas uma mulher. Estamos nos movimentamos para que nesse momento nós conseguimos emplacar alguma mudança”.

Além de Rosa Neide, a legenda tem dois deputados estaduais, Lúdio Cabral e Valdir Barranco e o suplente de deputado estadual Henrique Lopes. Todos vão concorrer a reeleição.

Nacionalmente, o PT se reorganiza para ter como candidato o ex-presidente Lula. O partido tende a fazer um enfrentamento polarizado com o atual presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

“O fato de o Lula ter retomado os direitos políticos anima a militância e nós com certeza temos nele nosso principal candidato. A discussão é para debater políticas para superar a pandemia e como reposicionar o país no pós-covid. Por mais que Lula seja um candidato natural, temos outros nomes como o próprio Fernando Haddad. Nós não temos ainda a certeza se o próprio Lula estará disposto a disputar as eleições”, finalizou.