Após os anúncios oficiais de Kean, ex-Everton, e de Danilo, ex-Porto, o PSG ampliou sua lista de contratações com um reforço brasileiro. Nesta segunda-feira, prazo limite da janela de transferências, a equipe francesa confirmou a chegada de Rafinha Alcântara, meia de 27 anos que pertencia ao Barcelona e atuou na última temporada emprestado ao Celta de Vigo.
O contrato vai até junho de 2023, e Rafinha vestirá a camisa 12, mesmo número que usou no Barça.
De acordo com informações da imprensa espanhola, é uma transferência a custo zero, com o Barcelona podendo receber até três milhões de euros em variáveis. O clube espanhol, que desejou sorte ao jogador e agradeceu pelos serviços prestados, fica com 35% de uma futura venda.
Rafinha começou nas categorias de base do Barcelona e subiu ao profissional em 2013. Além do Celta, teve período de empréstimo na Inter de Milão, onde atuou por apenas cinco meses. No PSG, ele vai reencontrar Neymar e Marquinhos, companheiros no título olímpico pelo Brasil, em 2016 – com o camisa 10 ele também jogou no Barcelona.
Pela seleção brasileira principal, Rafinha fez apenas dois jogos: amistosos contra Costa Rica e Estados Unidos em 2015, ainda com Dunga como técnico. Em 2019/20, pelo Celta, entrou em campo 30 vezes e marcou quatro gols. Entre os principais títulos da carreira, estão a Champions 2014/15, cinco Copas do Rei e três Espanhóis pelo Barcelona.
Rafinha e Neymar nos tempos de Barcelona: jogadores são bastante amigos — Foto: Divulgação / Barcelona
Além dos já citados Danilo e Kean, o PSG também contratou o lateral-direito Florenzi, ex-Roma, nesta janela. Entre as saídas, estão Meunier, Thiago Silva, Choupo-Moting e Cavani. (Globo Esporte)