Durante a sessão ordinária, o vereador Zidiel Coutinho Júnior argumentou que o projeto do Poder Executivo que estabelece a proibição da utilização de veículos de tração animal em vias públicas no perímetro urbano de Cuiabá, no contexto geral, é injusto e discrmininatório. Para o vereador, esta é uma atividade histórica e de suma importância, na Baixada Cuiabana, pois visa reduzir a morte de animais, acidentes e principalmente evitar os maus tratos aos animais.
Durante a sua abordagem, Zidiel Coutinho reforçou outro projeto, de sua autoria, onde em uma parceria com o poder público e privado serão doadas bicicletas aos catadores de materiais recicláveis.
” É de extrema importância que nosso programa caminhe em consonância com o projeto do executivo, pois grande parte dos que fazem uso dos animais, são os catadores de materiais recicláveis, de entulho, que por muitas vezes se vêem impossibilitados de adquirir um meio de locomoção apropriado”, explicou.
O parlamentar mencionou a importância de valorizamos os catadores de materiais recicláveis. “Nosso projeto é fundamentado em valorizar essas pessoas que contribuem invisivelmente para o município de Cuiabá são pessoas que retiram o material reciclável de nossas casas, das vias públicas, temos que valorizá-las”.
O programa para o fornecimento de bicicletas de carga aos catadores de materiais recicláveis será desenvolvido com recursos próprios, ou em parceria com entidades da sociedade civil, públicas, ou privadas, sendo atendidas as cooperativas de reciclagem de lixo, ou os que comprovem trabalhar na área, visando fornecer bicicletas de carga aos catadores.