Suculento e com muito sabor, o “baguncinha” é comercializado praticamente em toda esquina da Capital. Para uma degustação mais eloquente, muitos de seus admiradores acrescentam no lanche maionese temperada. Boa parte da população considera um verdadeiro ultraje consumir o sanduiche em um estabelecimento que não disponha em seu cardápio dessa variante de maionese.
Pensando em homenagear o lanche que já faz parte da cultura cuiabana, o vereador Adevair Cabral (PTB) apresentou um projeto de lei que quer declarar o “baguncinha”, juntamente com a maionese temperada, Patrimônio Cultural Imaterial de Cuiabá.
A matéria ainda tramita na Casa, aguardando pareceres das comissões permanentes. Na quarta-feira (10), estava na pauta da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), mas o autor do projeto pediu a retirada para realizar reajustes no texto.
“O lanche que já ficou enraizado em nossa cultura, como de costume produzido em vários pontos, locais, esquinas de diversos bairros de nossa capital Cuiabá, ficou popularmente conhecido como baguncinha, na qual dá empregabilidade e sustento a diversas famílias, e além do mais transformou-se em um ponto de encontro dos cuiabanos que apreciam comer, beber e conversar. Já é um símbolo tradicional e que faz parte da gastronomia da nossa cidade”, destaca trecho do projeto.
O lanche é feito na chapa com combinações de diversos sabores: hambúrguer, ovos, queijo, presunto, alface, tomate, salsicha, bacon, calabresa e com a maionese temperada, que traz um sabor inigualável à degustação.
“O objetivo desta propositura é buscar a valorização das tradições que fazem parte da nossa culinária e gastronomia e buscar dar respaldo ao funcionamento dos Trailers de Lanche e similares e para que o Lanche baguncinha juntamente com a Maionese Temperada sejam considerados Patrimônio Cultural de Cuiabá. Por isso, a importância desta lei, para que valorize e reconheça tantos trabalhadores informais que trabalham com o Lanche, em específico o Baguncinha, como a sua principal fonte de renda que sustenta seus familiares”, aponta outro trecho.
Conforme o parlamentar, se aprovada e sancionada, a Lei irá garantir segurança aos empreendimentos do ramo que sofreram com a redução do movimento ocasionado pela pandemia do covid-19.
“Através do Chefe do Poder Executivo que irá delegar poderes à Secretaria competente encarregada de promover a regularização através (TPU) Termo de Permissão de Uso aos Trailers de Lanche e similares, instalados na cidade de Cuiabá, o intuito desta propositura é valorizar os trabalhadores informais, mas também regulamentar o uso do espaço público para a realização de tal atividade e declarar este alimento chamado de “Baguncinha”, juntamente com a Maionese Temperada, feitos tanto em Bares, Lanchonetes e principalmente em Trailers de Lanche e demais estruturas similares para que seja Patrimônio Cultural Imaterial do Município de Cuiabá”, finaliza.