Em reuniões on-line semanais, o projeto Acolhida Universitária realiza sessões de escuta com estudantes da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), oferecendo suporte emocional e apoio psicológico. Para participar é preciso fazer inscrição na página do projeto. Para saber sobre a programação dos temas é só acompanhar pelo instagram.
Os encontros acontecem todos os sábados a partir das 9h. Durante as reuniões, as informações dos participantes são mantidas em sigilo. Para fazer parte, além da inscrição, é necessário confirmar presença até 12 horas antes de cada sessão. Toda semana há um novo tema para ser debatido e dialogado.
Idealizadora do projeto, a professora Danieli Artuzi Pes Backes, da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, explicou que a ideia de realizar a atividade surgiu ainda em 2019, antes mesmo do contexto pandêmico, quando ministrava a disciplina de Comportamento Humano. Na época foi possível notar um índice elevado de ingressantes no curso de Administração que sofria de ansiedade e seus sintomas decorrentes.
“Nós percebemos sonolência diurna, desânimo, fadiga e, em geral, baixa produtividade dos estudantes, pois eles estavam sempre com sono na sala de aula. Foi então que o contato com aquela turma despertou a preocupação e o desejo de fazer algo para ajudar esses estudantes”, salientou a docente.
As sessões do projeto Acolhida Universitária são conduzidas por estudantes dos cursos de Administração e Medicina da UFMT, que são orientados por psicólogos e terapeutas que acompanham a sala virtual durante toda sua duração.
“Nós convidamos toda a comunidade estudantil da UFMT para participar do projeto, pois é uma participação que pode ser feita de qualquer local, basta que o estudante tenha um aparelho com acesso à internet e vontade de ouvir e ser ouvido”, finalizou a professora Danieli Artuzi Pes Backes.