Profissionais da enfermagem “invadiram” o desfile cívico-militar no Dia da Independência, em Cuiabá, nesta quarta-feira (07), para protestar contra a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, que suspendeu o piso salarial nacional da enfermagem.

A decisão foi dada no domingo (04). O ministro apontou riscos à prestação do serviço de saúde e possibilidade de demissão em massa diante dos novos salários. Barroso deu um prazo de 60 dias para que entes públicos e privados da saúde esclareçam o impacto financeiro do piso e afirmou que o tema deve ser debatido com os demais ministros do STF nos próximos dias.

Nesta quarta, os profissionais desfilaram com cartazes e gritaram por respeito. Nas placas, estavam escritas frases como: “Barroso barrando os sonhos da enfermagem”, “inimigo da enfermagem”, “enfermagem de luto” e “não somos mercadorias”.

A manifestação foi apoiada também por populares que acompanhavam o desfile. Algumas pessoas lembraram a importância da categoria durante a pandemia da covid-19 e no dia a dia de atendimento em unidades de saúde.

Fonte: Repórter MT