A professora aposentada do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), campus Cuiabá, Luisa do Amparo Carvalho Patatas, popularmente conhecida como Lui Patatas, faleceu nesta segunda-feira (1º) em decorrência de complicações da Covid-19. A docente, que estava internada há mais de uma semana após ser diagnostica com o novo coronavírus, foi professora titular da instituição desde 1995 e ministrava a disciplina de língua portuguesa.

Lui ingressou na Universidade Federal de Mato Grosso em 1987 como aluna de graduação em Letras. Em 1995, quatro anos após se formar integrou o quadro da Escola Técnica como professora de português. Com mais de 20 anos dedicados à docência, além da sala de aula, participava ativamente de atividades culturais como a poesia e a literatura.

Nas redes sociais, dezenas de amigos, colegas de profissão e familiares prestarem as suas últimas homenagens a docente. Em uma publicação, Marlene da Silva, também professora aposentada do IFMT, lamentou a perda a destacou a luta que Lui travou contra a doença.

“A nossa colega Lui Patatas retornou hoje para a casa do pai, depois de lutar bravamente contra esse vírus devastador. Lui combateu o bom combate com determinação de mulher forte que veio a este plano para brilhar com dignidade no papel de filha, mãe, amiga, colega, namorada e docente dedicada a ensinar. Lui, você permanecerá viva nas histórias de vida das quais você participou neste plano”, declarou.

Em outro comentário, uma aluna do IFMT homenageou Lui pelos ensinamentos que teve com a docente durante o período que estudou na instituição. “Ser aluna da Lui Patatas, foi um privilégio tão grande… Uma das melhores professoras que tive na vida inteira, sem dúvidas. Lui foi um ser de luz, que com seu método de ensinamento e acolhimento ímpares, iluminou muitos caminhos nesse mundo”.