Apontado como um dos ícones dos cursinhos preparatórios para vestibulares e  Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em Cuiabá, o professor Sérgio Cintra acertou novamente o tema da Redação do Vestibular da Universidade de Mato Grosso (Unemat). Ele cravou “Obstáculos no combate e prevenção ao suicídio de jovens”; e o tema veio, na mosca.

Os alunos do Enem que frequentaram às aulas ou acompanharam pelas redes sociais com um pouco de atenção, sem dúvida, são candidatos a terem boas notas na redação. Além de ser principal critério de desempate, a nota de redação é importante, também, no contexto da busca pela aprovação, no vestibular Unemat. “Além do tema, cravei as quatro questões sobre as obras literárias”, argumentou Cintra, para o portal de notícias Cuiabano News.

Sérgio Cintra publicou, nas redes sociais, uma arte em comemoração, para ênfase ao acerto do tema da redação, ministrada pela equipe do Vestibular Unemat 2022. Ele é um dos principais articulistas do Cuiabano News, quase sempre com análises contundentes sobre política, educação e cultura.

Dentro de sala de aula desde o início da década de 1980, Sérgio Cintra conhece como poucos o “caminho do atalho”, para a Redação e é mestre em Língua Portuguesa. Ele é da equipe inicial do antigo Cursinho do Colégio Anglo, onde despontaram os professores Wilson Santos, José Carlos Carvalho – Zé Do Nordeste, Douglas Energia Samaniego, Arnaldo Marques Souza, Mário Nadaf, Benjamin Franklin Lira e Tamba, entre outros.

Num projeto ousado,  ele deu origem à  Fundação de Ensino de Cuiabá (Funec), responsável pelo Cuiabá Vest por  vários anos. E, depois, fundou também o MT Vest, autêntico predecessor do MT Enem, onde as aulas eram transmitidas pela TV Assembleia e redes sociais.

Cintra continua ministrando aulas de Língua Portuguesa e Redação, principalmente pelas redes sociais, como Youtube, Instagram e Facebook.

Também foi secretário Municipal de Cultura e Turismo; e cumpriu mandado de vereador, na Câmara de Cuiabá. Na Secretaria de Cultura, foi um dos principais responsáveis pela revitalização do caranval de rua de Cuiabá; e pelos primeiros passos na reestruturação da Orla do Porto, hoje tratada como ponto estratégico para o turismo.