Mais de 100 produtores e delegados da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT) participaram da reunião da Comissão de Logística, no Sindicato Rural de Sinop. A reunião foi realizada na segunda-feira (15.07) e teve participação das Concessionárias Via Brasil, Nova Rota do Oeste e da Secretaria de Infraestrutura de MT (Sinfra-MT).

De acordo com o diretor-administrativo da entidade, Diego Bertuol, as reuniões de comissões fora da sede são importantes, pois aproximam a entidade de seus associados. Além disso, permite que os produtores apresentem suas demandas, principalmente em relação à BR-163, importante via de escoamento da safra de grãos da região Norte de MT.

“Atualmente, quase 20 milhões de toneladas de soja são escoadas através da BR-163 até as Estações de Transbordo de Miritituba, no Pará. Isso mostra a importância dessa rodovia e a necessidade da Ferrogrão, que começaria aqui em Sinop. Além disso, essa reunião é uma oportunidade de os produtores passarem suas demandas para entidade”, destaca Bertuol.

Já o vice-presidente Norte da Aprosoja-MT e presidente do Sindicato Rural de Sinop, Ilson Redivo, lembrou que a rodovia federal não suporta mais o tráfego de caminhões, tanto no sentido Sul, como Norte. Por outro lado, Redivo agradeceu ao Governo do Estado por estar duplicando a rodovia federal, dando destinação correta aos recursos do Fethab.

“Mas nós temos que avançar bastante nas estradas vicinais, nas estradas estaduais, precisamos integrar todos os municípios para facilitar a vida do produtor. O Estado de Mato Grosso é um Estado essencialmente agrícola, que tem a sua base econômica pautada na agricultura e nós temos que valorizar esse setor”, pontua Redivo.

O diretor-presidente da Concessionária Via Brasil, Ricardo Barra, também participou da reunião e mostrou os avanços feitos pela empresa, após quase 2 anos de início do contrato. A Via Brasil é responsável pela BR-163 entre Sinop e o distrito de Miritituba, no Pará. Barra disse ainda que está sendo avaliada a possibilidade de duplicação da via, entre Sinop e Guarantã do Norte.

Nesse trecho, segundo Ricardo Barra, trafegam cerca de 6 mil veículos por dia, entre carretas e veículos menores. Portanto, a duplicação é necessária para desafogar esse percurso. Já de Guarantã até Miritituba, o tráfego cai para cerca de 3 mil veículos, predominando carretas, que levam os grãos produzidos no Nortão para exportação pelos portos do Arco Norte.

“Quem sabe das necessidades são os produtores, que precisam da rodovia para exportar sua produção e nosso trabalho aqui é prestar um serviço de qualidade aos nossos clientes. Então, esse é um momento muito importante para estarmos ouvindo um pouco o que eles têm a dizer e adaptar nossos serviços para um bom atendimento a essas demandas”, disse Barra.

Para a secretária-adjunta de Obras Rodoviárias da Sinfra-MT, Nívia Calzolari, o encontro foi uma oportunidade para mostrar a aplicação dos recursos do Fethab na região, tanto na construção de novos pavimentos, como restauração de rodovias, além de construção de pontes de concreto na região, além de ouvir as necessidades dos produtores.

“Essa reunião ajuda na parte da assertividade e da necessidade. Por exemplo, às vezes um trecho de 15 km é crucial para uma região e é o produtor que sabe a necessidade da região. Nós olhamos o Estado de forma macro, mas é o produtor que precisa falar qual é o gargalo dele e a gente ouvir e saber o que a precisamos melhorar”, conclui Nívia Calzolari.

Com informações da Aprosoja-MT

(RDM)