Convidados a partilhar e gerar, a paixão pela literatura e escrita, a sociedade de Campo Novo do Parecis (402 km de Cuiabá) e região participaram do 1º Salão do Livro no último sábado, 20 de maio. O evento foi repleto de emoções e contou com palestras, oficina de escrita, contação de estórias e lançamento de cinco obras inéditas, de autores da região, por meio do projeto de Divulgação da Arte Literária do Parecis.
O Salão do Livro iniciou fomentando a produção de novos autores, trazendo uma oficina de escrita franca, ministrada pelo diretor de marketing da Umanos Editora, Néliton Gois. O objetivo foi de entreter, partilhar sentimentos, pensamentos e construir novas narrativas, tanto de estórias quanto de histórias.
Além da oficina, o 1º Salão do Livro também contou com duas palestras, sendo a primeira “A Arte de Ouvir e Contar Histórias”, ministrada por Lucilene Crisostomo. Pedagoga, psicopedagoga e especialista em contação de histórias e musicalização, Lucilene incentivou um mergulho à arte da fantasia, tendo como norte a importância da contação de histórias na infância.
Já a pedagoga Maria Inês Hanauer ministrou a segunda palestra do dia, O Legado das Palavras Escritas, que compartilhou o vasto caminho que a escrita deixou ao longo da história, resgatando consigo antigas civilizações e depoimentos, estando presente nos mais diversos momentos do decorrer da humanidade.
Após a oficina e palestras, o evento ainda contou com o ato de lançamento das obras inéditas, uma roda de conversa com os autores presentes, finalizando com a sessão de autógrafos e show ao vivo do artista David Fernando.
Escritores e suas respectivas obras contemplados pelo projeto:
– Aline Rensi – As Desaventuras de Uma Menina Aventureira que se Tornou Mulher;
– Dhiego Murillo – Contos Para Serem Lidos Devagar o Suficiente ao Ponto de se Sentir Dentro das Histórias;
– Diego Zwirtes – A Solidão em Amar;
– Gabrielly Matos – A Poesia que Somos;
– Vanderlei César – As Abordagens do Conto e o Baú das Histórias.
REALIZAÇÃO
Todos os livros lançados no Sali Parecis são publicações da Umanos Editora, uma marca mato-grossense. O projeto foi proposto pelo escritor Diego José Zwirtes e foi uma contemplação do Edital 08/2021 MT Criativo, lançado pelo Governo de Mato Grosso, através da Secretaria de Estado de Cultura (Secel-MT).
A iniciativa busca selecionar projetos nos segmentos de economia criativa considerando os setores culturais e, entre esses, aqueles mais atingidos e prejudicados pela pandemia, no qual se inclui a literatura.
(Aline Coelho / Assessoria de Imprensa)