As Olimpíadas de Tóquio 2020 só começam oficialmente no próximo dia 23, com a cerimônia de abertura no novíssimo Estádio Olímpico. Mas nesta terça-feira houve a primeira “pré-estreia”, e com direito à presença de uma Rainha: na virada de terça-feira para quarta-feira, os torneios de softbol e de futebol feminino têm suas primeiras partidas. E no jogo que marcou o início do softbol, Japão e Austrália se enfrentaram com vitória das japonesas por 8 a 1.

Na madrugada de quarta, às 5h da manhã (horário de Brasília), o Brasil entra em campo pela primeira vez no Japão. A equipe de Marta e companhia estreia na briga pelo ouro inédito contra a China, a principal rival no grupo na briga por uma vaga na próxima fase.

A quinta estreia de Marta

Quando a Seleção Brasileira feminina de futebol entrar em campo em Miyagi às 5h, a melhor jogadora de todos os tempos estará fazendo sua quinta estreia em Olimpíadas. Nas outras quatro, marcou gols em duas: em 2004, na vitória por 1 a 0 sobre a Austrália, e em 2012, na vitória por 5 a 0 sobre Camarões.

Ao todo, são 10 gols em Olimpíadas, quatro a menos que Cristiane, artilheira absoluta do torneio e que desta vez não estará ao seu lado em campo. Apesar da ausência da “fiel escudeira”, Marta e a Seleção têm talvez sua melhor chance de ouro até hoje, sob o comando da treinadora sueca Pia Sundhage, bicampeã olímpica em 2008 (vencendo o Brasil na final) e em 2012.

Se Marta faz sua quinta estreia, a meio-campista Formiga faz sua sétima. Ela é recordista em participações no torneio olímpico e também em jogos disputados, com 29. A camisa 8 deve se aposentar da Seleção após as Olimpíadas.

Revanche já na primeira rodada

Na Rio 2016, a Suécia de Elin Rubensson (camisa 16) eliminou os Estados Unidos de Carli Lloyd (camisa 10) — Foto: Getty Images

Na Rio 2016, a Suécia de Elin Rubensson (camisa 16) eliminou os Estados Unidos de Carli Lloyd (camisa 10) — Foto: Getty Images

Trinta minutos depois de Brasil e China darem seu pontapé inicial, em Tóquio, entram em campo duas das equipes mais tradicionais do futebol feminino mundial pelo Grupo G. A Suécia, medalha de prata no Rio 2016 e medalha de bronze na Copa do Mundo de 2019, enfrenta os Estados Unidos, seleção tetracampeã olímpica e atual campeã mundial.

Bola de Ouro em 2019, Megan Rapinoe segue como líder inconteste da seleção americana, que tem a maior média de idade da competição (30,8 anos). Do outro lado, estará um time com remanescentes do time finalista em 2016, como Magda Eriksson, capitã do Chelsea. Naquela campanha, as suecas eliminaram os EUA nas quartas de final nos pênaltis. As duas equipes se enfrentaram num amistoso em abril e empataram em 1 a 1 – único jogo que as americanas não venceram desde janeiro de 2019.

Japão vence no retorno do softbol

Na noite desta terça (manhã de quarta no Japão), Japão e Austrália se enfrentaram no softbol com vitória das japonesas por 8 a 1. Na madrugada desta quarta, acontecem mais dois jogos, os dois na mesma cidade de Fukushima, a sede olímpica do softbol. À 00h, jogam Itália x Estados Unidos e, às 3h, será a vez de México e Canadá medirem forças. O SporTV4 transmite as duas partidas.

Confira a agenda de jogos das Olimpíadas no primeiro dia:

Futebol feminino

4h30 – Grã-Bretanha x Chile – Grupo E
5h – China x BRASIL – Grupo F
5h30 – Suécia x Estados Unidos – Grupo G
7h30 – Japão x Canadá – Grupo E
8h – Zâmbia x Holanda – Grupo F
8h30 – Austrália x Nova Zelândia – Grupo G

(Globo Esporte)