Mato Grosso registrou a primeira morte indígena por covid-19, trata-se de um bebê indígena menino de oito meses, xavante, da aldeia Marãiwatsedé, localizado na cidade de Alto da Boa Vista (1085km de Cuiabá), não tinha nenhuma comorbidade segundo a Secretária Estadual de Saúde (SES).
O óbito foi registrado na terça-feira (19) pela Secretaria de Estado de Saúde, após o resultado do exame, mas a morte aconteceu dia 11 de maio. O exame que comprovou o óbito por covid-19, demorou cerca de uma semana para ser entregue.
Está é a primeira morte de criança em Mato Grosso e também a primeira de indígena. Com este caso o Estado chega a 32 óbitos pelo covid-19.
A Secretaria Municipal de Saúde e a Fundação Nacional de Saúde Indígena (Funai) vão fazer uma reunião nesta quarta-feira para decidir como mapear ocorrências na região.
De acordo com o último levantamento divulgado pela Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), do Ministério da Saúde, no fim de abril, 12 indígenas de todo Brasil já morreram por conta do covid-19.
O boletim divulgado na tarde de terça-feira (19), pela SES, indica 1005 casos confirmados de coronavírus em Mato Grosso.
dificuldade para distribuir cestas
89 per capital
360 mil pessoas em situação de extrema pobreza