A primavera de 2020 para o Hemisfério Sul está prestes a começar: segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão do início da nova estação é para as 10h31 (horário de Brasília) desta terça-feira (22). Ela termina em 21 de dezembro às 07h02.

A previsão para a primeira semana da estação é de chuva na maior parte do país, exceto na região Nordeste. No Centro-Oeste, o tempo chuvoso deve ajudar a apagar os incêndios no Pantanal, que já alcançam altas históricas. No Sudeste, entre Minas Gerais e o norte do Rio de Janeiro, a previsão é de chuva mais pesada

Abaixo, veja a previsão para todas as regiões do país, segundo o Inmet:

Centro-Oeste:

A previsão para o Centro-Oeste aponta para uma irregularidade das chuvas para o próximo trimestre. Devem permanecer acima da média sobre a parte central e norte de Mato Grosso, norte de Goiás e centro de Mato Grosso do Sul, principalmente em novembro. Nas demais áreas, as chuvas devem permanecer próximas à média ou ligeiramente abaixo.

As temperaturas devem ultrapassar a média ao longo da estação, com exceção de Mato Grosso do Sul e sudoeste de Mato Grosso, onde poderão ficar ligeiramente abaixo da média.

Temperaturas na primeira semana da primavera para as capitais do Centro-Oeste:

  • Brasília: mínima de 17°C e máxima de 28°C na terça (22); mínima de 16°C e máxima de 26°C na quarta (23); mínima de 16°C e máxima de 29°C na quinta (24); mínima de 15°C e máxima de 30°C na sexta (25).
  • Campo Grande: mínima de 17°C e máxima de 29°C na terça (22); mínima de 16°C e máxima de 31°C na quarta (23); mínima de 20°C e máxima de 35°C na quinta (24); mínima de 22°C e máxima de 40°C na sexta (25).
  • Cuiabá: mínima de 21°C e máxima de 36°C na terça (22); mínima de 27°C e máxima de 38°C na quarta (23); mínima de 25°C e máxima de 41°C na quinta (24); mínima de 24°C e máxima de 42°C na sexta (25).
  • Goiânia: mínima de 22°C e máxima de 29°C na terça (22); mínima de 18°C e máxima de 26°C na quarta (23); mínima de 19°C e máxima de 30°C na quinta (24); mínima de 19°C e máxima de 35°C na sexta (25).