Previsão de retorno? Em entrevista à TV Globo, Aildo Rodrigues Ferreira, Secretário de Esportes de São Paulo, frustrou os interessados no retorno precoce do futebol paulista, mas revelou data para o retorno do calendário competitivo.
“Os clubes precisam de três, até quatro semanas, para retomar a condição física. Acreditamos em partidas de futebol do Paulista para final de julho, início de agosto”, revelou o secretário. Vale destacar que o governador de SP, João Doria, autorizou o retorno aos treinos a partir de 1º de julho.
A princípio, a Federação Paulista de Futebol (FPF) e os clubes esperavam voltar aos treinamentos, no máximo, na próxima semana. Porém, o Governo só liberou a partir do começo do próximo mês. A definição frustrou parte dos dirigentes.
A decisão seria discutida na última quinta-feira pela FPF e equipes, mas a entidade adiou o encontro, alegando que precisaria de mais tempo para avaliar os procedimentos propostos pelo governo municipal e estadual.
Conforme explicou Aildo, o retorno aos treinamentos só seria possível na próxima semana caso o cenário da pandemia do novo coronavírus tivesse se estabilizado – o que ainda não aconteceu.
“O Comitê de Contingência nos informou que os dados apresentados apontam para uma estabilização da pandemia nas próximas semanas. Há uma tendência de que todo o Estado, a partir de julho, esteja na fase laranja. Isso permitirá que todos os clubes possam fazer seus treinamentos dentro dos seus próprios centros de treinamento. Hoje, temos algumas regiões ainda em vermelho, tipo Ribeirão Preto. O clube em Ribeirão Preto (Botafogo) não poderia, hoje, treinar em seu próprio centro se fosse autorizado o início dos treinos. É mais prudente, mais razoável, que a partir do dia 1º a gente possa retomar estes treinamentos, começar o Campeonato Paulista muito em breve e oferecer isso para a população“, completou.
Vale destacar que o Campeonato Paulista parou há mais de três meses, no dia 16 de março, e que ainda faltam duas rodadas da fase de grupo e fases de mata-mata (quartas, semi e final) para a conclusão do estadual de São Paulo de 2020. (90 Minutos)