Os presos do Centro de Ressocialização de Cuiabá (CRC) e do Centro de Custódia da Capital (CCC) foram transferidos para o Complexo Penitenciário Ahmenon Lemos Dantas, em Várzea Grande, região metropolitana, durante a madrugada desta quinta-feira (5).

A Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp) informou que a transferência cumpre o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado, em 2020, pelo Ministério Público Estadual, Tribunal de Contas do Estado (TCE), Ministério Público de Contas do Estado, Defensoria Pública de Mato Grosso, Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Mato Grosso (OAB-MT) e o Governo do Estado.

O TAC prevê a desativação do CRC, antigo Carumbé, e autoriza o estado a fazer as transferências conforme a construção, ampliação e abertura de novas vagas nas unidades prisionais.

Foram transferidos 469 presos no total, sendo condenados 339 e 130 provisórios.

O Sindicato dos Servidores Penitenciários Mato Grosso (Sindspen-MT) disse que foi surpreendido com a transferência e lamentou o fechamento da unidade.

Segundo a entidade, os policiais que trabalhavam no antigo Carumbé serão divididos para a unidade feminina e o Complexo Penitenciário Ahmenon Lemos Dantas.