A presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso, Desembargadora Maria Aparecida Ribeiro, comunicou neste domingo (27) que o início da votação em Cuiabá transcorreu de forma tranquila, sem registro de filas em nenhuma seção eleitoral da capital.
“Nós percorremos vários locais de votação e encontramos um cenário de muita tranquilidade. Não vimos fila em nenhum local de votação, e os mesários estão a postos para auxiliar os eleitores”, destacou a presidente.
Das 1.363 urnas eletrônicas em operação, apenas 13 apresentaram problemas técnicos. Em 11 delas, uma reinicialização foi suficiente para restabelecer o funcionamento. As duas urnas substituídas apresentaram dificuldade na leitura biométrica, e, visando garantir o máximo de controle e agilidade no processo, optou-se pela substituição.
Em conversa com a imprensa na manhã deste domingo, a desembargadora reforçou o chamado para que os eleitores participem do pleito: “Existe a previsão de chuva para o final da tarde, o que pode dificultar o deslocamento dos eleitores até as seções. A própria Ministra Presidente do TSE me ligou para manifestar seu apoio à forma serena como estamos conduzindo esta eleição. Peço aos eleitores que não deixem para a última hora. Vamos votar agora”, enfatizou.
A presidente também apontou o baixo número de ocorrências policiais, com apenas três registros, todos envolvendo fiscais partidários em situações de aglomeração, prontamente contornadas pelas forças de segurança. “As forças de segurança estão atuando de forma exemplar para assegurar que todos os eleitores possam exercer o seu direito de voto com segurança e tranquilidade.”