O presidente da Federação dos Conselhos Comunitários de Segurança Pública do Estado de Mato Grosso (FECONSEG MT) participou da abertura e aula inaugural do curso Polícia Comunitária Aplicada – Nível Multiplicador – 2ª Edição, que aconteceu na manhã desta segunda-feira (14) em Cuiabá-MT.
O evento contou com a presença de autoridades da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP) e do Secretário de Estado de Segurança Pública do Estado de Mato Grosso, Coronel PM César Augusto de Camargo Roveri.
Durante a cerimônia de abertura, o presidente da FECONSEG MT aproveitou a oportunidade para solicitar à SENASP que emita um ato recomendatório a todas as secretarias de segurança pública, exceto Mato Grosso, para que suspendam os decretos inconstitucionais que subordinam os Conselhos Comunitários de Segurança, ferindo a Constituição Federal ao interferir em entidades do terceiro setor.
O presidente destacou que nos cursos anteriores da SENASP já era enfatizado na formação jurídica dos conselhos que eles devem ser criados nos moldes de associações. Ele citou a Secretaria de Segurança Pública do Estado de Mato Grosso como uma das maiores referências nacionais de parceria na gestão do Coronel César Roveri.
O presidente da FECONSEG MT ressaltou que o trabalho em parceria tem trazido grandes resultados e benefícios para a sociedade, onde cada um respeita seu espaço e autonomia.
O curso Polícia Comunitária Aplicada – Nível Multiplicador tem como objetivo capacitar policiais militares para atuarem como multiplicadores da filosofia e das práticas de polícia comunitária. A iniciativa reforça o compromisso da SENASP e da Secretaria de Segurança Pública de Mato Grosso com a formação e capacitação contínua dos agentes de segurança.