A Prefeitura de Rondonópolis decidiu, liberar o funcionamento do comércio e de locais que podem ter ode pessoas, como igrejas e restaurantes, desde que respeitadas algumas regras. O decreto deverá ser publicado na sexta-feira (17), mesma data em que passa a valer a publicação liberando as atividades.
Após o decreto estadual assinado pelo governador Mauro Mendes (DEM) no dia 26 de março, que permite o funcionamento do comércio, desde que os estabelecimentos sigam as normas de segurança, prevenção e combate ao coronavírus, vários municípios têm feito alterações em medidas restritivas para prevenir a doença.
Conforme os planos de contingência, para permanecer em funcionamento, as agências bancárias deverão organizar filas levando em consideração o distanciamento entre as pessoas, fazer a higienização das mãos entre outras obrigações.
Já os bares e restaurantes deverão ser liberados com restrições de funcionamento, como a proibição da venda de bebidas alcoólicas, permanência de clientes por no máximo 60 minutos e atender apenas 50% de sua capacidade, além das recomendações da Vigilância Sanitária.
As academias e shoppings também poderão voltar às suas atividades, com algumas restrições que ainda serão publicadas no decreto.
As igrejas e templos religiosos terão a permissão de receber apenas 30% de sua capacidade de público, com o devido distanciamento entre as pessoas. Todas as regras para funcionamento ainda serão publicadas.