Prefeitura de Rondolândia (1.064 km de Cuiabá) publicou um decreto com medidas emergenciais de combate ao aumento de casos de Covid-19. O decreto coloca a cidade em “quarentena coletiva obrigatória”.

O documento nº 126/2022 é assinado pelo prefeito José Guedes de Souza (MDB) e foi publicado na quarta-feira (26). As medidas valem a partir da publicação até 7 de fevereiro.

As imposições consideram a classificação de risco de contágio no Município, que está em “muito alto”. Entre as medidas está a proibição de qualquer tipo de aglomeração e do funcionamento presencial de escolas e órgãos públicos.

O comércio pode funcionar com limitação de 50% da capacidade e restrição de horário das 8h às 18h em dias de semanas, nos sábados das 8h ao meio-dia.

A Prefeitura também limitou a circulação de pessoas entre segunda a sexta-feira, das 20h às 5h, e aos sábados, domingos e feriados, das 16h às 6h.

Com uma população estimada em pouco mais de 4 mil habitantes, Rondolândia teve 5 óbitos confirmados pela Covid e um total de 394 casos positivos.

Segundo o prefeito, entre os dias 10 e 24 deste mês, 37 pessoas tiveram resultado positivo para a Covid.

Em um decreto anterior, a Prefeitura já havia estabelecido medidas de contenção ao coronavírus que, segundo a gestão, tiveram pouca efetividade em combate ao aumento dos casos.