Dezembro marca, em todo o Brasil, o mês de mobilização nacional sobre HIV, ISTs e Aids. A campanha Dezembro Vermelho tem como objetivo informar a população, incentivar a prevenção, ampliar o acesso à testagem e reforçar o combate ao preconceito.

Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil registra, em média, cerca de 40 mil novos diagnósticos de HIV por ano, e campanhas de conscientização são essenciais para ampliar a informação, estimular a testagem e reduzir o impacto da doença no país.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o HIV é o vírus que ataca o sistema imunológico e compromete as células de defesa do corpo. Já a Aids é a fase mais avançada da infecção, quando o organismo fica mais vulnerável a doenças e infecções oportunistas.

A infecção pelo HIV não ocorre por gestos simples do dia a dia, como abraço, aperto de mãos ou a convivência comum. Ela pode ocorrer principalmente através de relações sexuais desprotegidas, pelo compartilhamento de seringas ou objetos perfurocortantes e em alguns casos, da mãe para o bebê durante a gestação, parto ou amamentação.

O tratamento para HIV é realizado por meio da terapia antirretroviral, disponibilizada gratuitamente pelo SUS. Os medicamentos controlam o vírus no organismo, permitindo que a pessoa tenha uma vida normal. A OMS reforça que, com tratamento contínuo, é possível alcançar a carga viral indetectável.

Para evitar a infecção pelo HIV, é importante adotar métodos de proteção no dia a dia. O principal é o uso de preservativo em todas as relações sexuais. Também é recomendado realizar testes regularmente, utilizar a medicação de emergência após uma situação de risco (PEP) e, para quem precisa, recorrer à PrEP (medicação preventiva antes da exposição). Além disso, nunca compartilhe objetos perfurocortantes, como agulhas ou lâminas.

Serviço de referência no cuidado contínuo e prevenção do HIV e AIDS em Diamantino

Em Diamantino, o SAE/CTA é o serviço de referência para prevenção, testagem e acompanhamento de pessoas que vivem com HIV e outras ISTs. Ele oferece testes rápidos gratuitos, aconselhamento antes e depois da testagem, distribuição de preservativos, orientações de prevenção, acompanhamento contínuo, atendimento multiprofissional e medicação.

O serviço atende, além de Diamantino, os municípios de Alto Paraguai, Nortelândia, Nobres, Rosário Oeste, São José do Rio Claro e Nova Maringá. Os meios de contato são os telefones (65) 3336-2377, 99603-1406 e 99293-1936, ou pelo e-mail

(Fonte: Superintendência de Comunicação – Jany Leite)