Os “paus-rodados” terão um dia no ano para chamar de seu em Cuiabá. A data de 10 de novembro foi instituída pela lei nº 6.940/2023, sancionada pelo prefeito Emanuel Pinheiro (MDB). O anúncio da nova data comemorativa foi feito na edição da última quinta-feira (15) da Gazeta Municipal. Segundo o texto da lei, a expressão “pau-rodado” “integra o linguajar cuiabano e é utilizada identificar de forma carinhosa todos aqueles que migraram para o município de Cuiabá a fim de fixar residência”.

A definição da data foi feita com base no dia da morte de Paschoal Moreira Cabral, bandeirante que “assim como um pau-rodado, veio rodando pelo rio e aqui parou, assinou a ata de fundação de #Cuiaba e dá nome à praça onde está o prédio da @camaracba”, disse o autor da norma, o vereador Fellipe Corrêa (Cidadania), nas redes sociais. O dia passará a constar no Calendário Oficial de Eventos da capital, mas não será feriado.

“Queremos honrar aqueles que chegaram outrora e os que chegam cotidianamente na capital mato-grossense para construir sua carreira, vida e família, construindo junto a nossa cidade com o seu suor. Sou cuiabano e garanto: não há cuiabano de chapa e cruz sem pau-rodado na sua raiz genealógica”, disse o parlamentar em outro trecho da publicação.

(HNT)