O prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat (MDB), informou, nesta sexta-feira (31), que as obras para implantação do BRT (Bus Rapid Transit) no município serão iniciadas em abril. Segundo o gestor, o próximo passo será viabilizar junto ao governo do Estado a construção de passarelas como forma de  garantir a trafegabilidade, principalmente, na avenida da FEB.

“O governador Mauro Mendes (UB) me comunicou que agora em abril começam as obras. Eu conversei com ele porque a gente vai ter que fazer uma passarela. Ele falou para discurtimos isso depois, para deixarmos as obras acontecerem, até para a gente ver o melhor local para colocar as passarelas. Mas em abril começam as obras na cidade de Várzea Grande”, informou, durante entrevista no Palácio Paiaguás.

“As obras vão acontecer até porque a cidade de Várzea Grande foi a única prejudicada”, emendou Kalil.

PROJETO

Está prevista a construção de 46 estações, de um terminal na região do Coxipó e outro no CPA, além da reconstrução do Terminal André Maggi, em Várzea Grande.

Será construído ainda um viaduto para passagem do BRT na rotatória entre as avenidas Fernando Corrêa da Costa e Beira Rio, de uma nova ponte sobre o rio Coxipó, a criação de um parque linear na avenida do CPA, a requalificação do Largo do Rosário e demais adequações no trânsito.

O governo do Estado aposta que o BRT trará melhor mobilidade urbana para os moradores de Cuiabá e Várzea Grande, com os demais ônibus podendo utilizar o novo corredor. Além disso, todas as obras de infraestrutura realizadas anteriormente para o VLT serão aproveitadas.

Outra vantagem defendida é que o BRT tem uma tarifa mais acessível em relação ao VLT e poderá ser expandido para outras regiões, a um custo menor do que a construção de novos trilhos.

O governador falou que agora em abril começa as obras. Eu conversei com ele porque a gente vai ter que fazer uma passarela devido ao modal que vai ser instalado ali na na Avenida da FEB. Já necessita. Ele falou vamos deixar as obras acontecerem e vamos discutir eu e você, para a gente ver o melhor local para colocar passarelas. Mas em abril começam as obras na cidade de Várzea Grande. (HNT)