Enfim, o velho estádio Presidente Dutra será entregue à população. Em cerimônia que acontece na tarde desta segunda-feira, o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro descerra a placa de reinauguração do estádio. A programação deve começar às 17h30 com a chegada do prefeito e descerramento do totem.

A cerimônia também prevê a entrega as estátuas de atletas que marcaram a trajetória do futebol cuiabano. São eles: Fulepa, Fernando Ferreira Leite (Goleiro do Mixto), Avião, Albino Gonçalves dos Santos (zagueiro do Dom Bosco), e Bife, José da Silva Oliveira (centro avante do Operário de Várzea Grande). Para segunda-feira (31), ainda está prevista a apresentação do calendário esportivo de 2022, a benção ecumênica e, depois, a banda da Polícia Militar de Várzea Grande realiza uma apresentação para celebrar os 70 anos do estádio.

Por fim, no sábado a programação de entrega do Dutrinha se encerra com chave de ouro com o primeiro jogo oficial do Campeonato Mato-grossense com o Operário de Várzea Grande e o Cuiabá Esporte Clube, sem liberação para entrada de público.

Estádio requalificado

Participante ativo no processo de reestruturação do Estádio Eurico Gaspar Dutra (Dutrinha), o vice-prefeito e secretário de Obras Públicas de Cuiabá, José Roberto Stopa, destaca que a população cuiabana receberá uma estrutura totalmente requalificada e preparada para receber grandes eventos esportivos.

“Recebemos a missão de entregar um Dutrinha diferente, moderno, e é isso que estamos fazendo, com uma sonorização nova, gramado novo, placar eletrônico. O prefeito Emanuel Pinheiro sempre demonstrou um grande amor pelo estádio e vamos entregá-lo com capacidade para sediar todos os jogos oficiais. Procuramos atender todas as recomendações técnicas, valorizando o nosso maior templo do futebol”, disse Stopa.

“O Dutrinha já passou por fases boas e ruins. No estádio jogaram grandes atletas e, inclusive, alguns deles serão homenageados. E passou por uma fase ruim, que é a dos últimos anos, em que foi interditado. Superado isso, estamos entregando um novo estádio e esperamos que ele retorne em grande estilo. Ele está apto para receber jogos de várias competições oficiais”, completa.

Placar eletrônico 

Durante todo o fim de semana e nesta segunda-feira (31), as equipes trabalham na instalação do placar eletrônico em LED no templo do futebol mato-grossense. O equipamento permitirá ao torcedor a visualização límpida de informações inerentes às partidas realizadas no local. Com o placar eletrônico que mede 6,50m x 2,50m será possível mostrar a contagem de gols, nomes das equipes e tempo de partida aos torcedores. O processo de aquisição do equipamento foi efetuado por meio do Pregão Eletrônico 037/2021.

De acordo com o vice-prefeito, a obra foi composta por três etapas, promovendo uma completa requalificação do local. Conforme ele explica, estão ainda entre os trabalhos desenvolvidos a construção do sistema de drenagem do campo, antes da implantação do gramado, instalação de iluminação de LED. Além disso, a arquibancada, que estava totalmente danificada, também foi recuperada.

Programação segue na sexta

Na sexta-feira (4), a programação terá início às 17h e o prefeito entrega homenagens a 50 personalidades como jogadores, esportistas e radialistas mato-grossenses. Além disso, a solenidade contará com apresentações artísticas, uma partida de futebol infantil, uma partida de futebol feminino e o jogo entre a Câmara Municipal de Cuiabá x Câmara de Várzea Grande. Por fim, no sábado a programação de entrega do Dutrinha se encerra com chave de ouro com o primeiro jogo oficial do Campeonato Mato-grossense com o Operário de Várzea Grande e o Cuiabá Esporte Clube, sem liberação para entrada de público.

HISTÓRIA

Fundado em 1952, o Estádio Eurico Gaspar Dutra foi o palco central do futebol mato-grossense até a inauguração do Estádio Governador José Fragelli, o Verdão, em 1976. O Dutrinha, como é carinhosamente chamado pelos cuiabanos, é sem dúvida o local de grande identificação dos clubes de futebol da baixada cuiabana, a exemplo do Mixto, Dom Bosco e Operário, que viveram grandes momentos de suas histórias no estádio.

A estrutura pertence a Prefeitura de Cuiabá desde julho de 2011. Entre 2010 e 2014 foi o principal estádio de Mato Grosso devido a demolição do Verdão para dar lugar a atual Arena Pantanal. Em 2021, chegou ser cedido, temporariamente, à Confederação Sul-Americana de Futebol e foi utilizado como centro de treinamento das seleções que participaram da Copa América.

Desde sua construção, essa foi a maior obra de reestruturação já executada no local. Além dos históricos jogos e disputas, o Dutrinha também recebeu diversos shows nacionais, de cantores famosos e consagrados pela crítica, a exemplo do cantor Raul Seixas, Lulu Santos e Balão Mágico. Foi ainda consagrado como a casa do futebol americano, onde o Cuiabá Arsenal fez história, popularizando o esporte entre os cuiabanos.