O prefeito de Sinop, a 503 km de Cuiabá, Roberto Dorner (Republicanos), de 72 anos, foi vacinado contra a Covid-19 nessa quarta-feira (31).

Nas redes sociais, Dorner comemorou a imunização e alertou que todos os cidadãos de Sinop com 70 anos ou mais devem tomar a primeira dose da vacina.

“É com muita alegria e esperança no coração que aos meus 72 anos eu recebi, no dia de hoje (31/03), a minha primeira dose da vacina contra a Covid-19. A UBS Nações foi o local escolhido, por ser um dos oito pontos destinados a imunização de cidadãos com 70 anos ou mais, conforme a etapa do calendário em vigor”, disse ele.

Vacinação em MT

Mato Grosso é o estado que menos vacinou contra a Covid-19 no país. Dados divulgados pelo Consórcio de Veículos de Imprensa, que coleta dados das secretarias estaduais de cada estado, apenas 4,56% da população do estado foi vacinada com a primeira dose.

No dia 25 de março, o Consórcio registrou que Mato Grosso era o terceiro estado que menos vacinou no país. Após cinco dias, o estado passou a ser o último no ranking de vacinação. Mato Grosso do Sul é o que mais vacinou, com 10,08% da população imunizada.

Em Mato Grosso, 4,5% de vacinados corresponde a 160.720 pessoas. Desse total 62.252 pessoas receberam a segunda dose. Esse número é considerado baixo em comparação a 1 milhão e 120 mil de pessoas que fazem parte dos grupos prioritários estimado pelo Ministério da Saúde.

Os números apontados pelo Consórcio significa que apenas 35,88% das doses recebidas foram aplicadas na população. Enquanto a vacinação continua lenta, os casos de Covid-19 e a fila por um leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) só aumenta.